Falamos sobre vários novos dispositivos durantes a última semana por conta da IFA 2019, em Berlim, contudo muitos aguardavam a chegada do Samsung Galaxy Fold, que passou por um redesign para correção dos problemas que fizeram a Sul Coreana sequer chegar a distribuir o smartphone no varejo.

Alguns jornalistas tiveram acesso a nova versão do Galaxy Fold em primeira mão. Se você não está familiarizado com o smartphone dobrável da Samsung, ele é basicamente um smartphone e um tablet em um único dispositivo.

A empresa demonstrou segurança ao reapresentar o Galaxy Fold, até mesmo antes do previsto. Mas que tipo de problemas ocorreram e como foram resolvidos?

Definitivamente o Galaxy Fold é um desafio de design, uma vez que traz um enorme painel dobrável, o novo smartphone é mais espesso que os smartphones tradicionais, visto que no formato de smartphone, dobrado, a grosso modo, teria uma tela sobre a outra e, quando aberto, assume um formato mais fino, com uma tela AMOLED de 7,3 polegadas, essa enorme tela oferece muito espaço consumo de mídia, filmes, multitarefa e jogos.

Basicamente na versão anterior do Galaxy Fold, houveram dois problemas pontuais, por conta da distância entre os lados e a coluna central do smartphone, o ato de colocar e retirar o smartphone do bolso e em outras ocasiões, aquele espaço a mais, estava acumulando sujeira, esses detritos estavam causando problemas no mecanismo de dobra.

Mecanismo de dobra recebeu proteção e os espaços entre a coluna da engrenagem e os painéis foram reduzidos
Um outro problema detectado, foi o de uma película aplicada a tela, que foi removida de maneira incorreta, pois a mesma fazia parte do sistema que fazia o touch funcionar.

Última camada da tela parecei com uma película de proteção, isso fez alguns usuários tentarem removê-la danificando o touch do smartphone, agora ela teve suas extremidades protegidas pelas bordas em volta da tela dobrável do Galaxy Fold
Após adiar por 5 longos meses a volta do Galaxy Fold, a Samsung trouxe um smartphone redesenhado e resolveu os problemas de forma relativamente simples (quando se explica, claro).

Uma proteção foi adicionada na parte da dobradiça para impedir que o acumulo de sujeira volte a causar problemas e a distância entre os painéis e a coluna central foi ajustada, agora quando o dispositivo é dobrado, o espaço entre os dois painéis é menor do que antes.

Além disso a tal película de proteção, que não era uma peícula que deveria ser removida, se estendendo para além das bordas das telas, para que não haja a impressão de que aquilo possa ser removido.

Depois dessas mudanças a Samsung adicionou um estojo ao conjunto e, como extra, um seguro gratuito contra danos à tela, cobrindo 70% das taxas de reparo, além de suporte grátis ao cliente para aqueles que encomendarem o telefone na Coréia do Sul.

Tirando essas correções de construção, o Galaxy Fold permanece com as mesmas especificações anteriormente listadas.

  • Tela
    • Tela flexível AMOLED Dinâmico QXGA+ de 7,3 "(4.2:3) (2152x1536) 362ppi
    • Tela externa SuperAMOLED HD+ de 4,6 "(21:9) (720x1680) 399ppi
  • Câmeras
    • Frontal: Câmera de 10 megapixels, 1.22μm, FOV 80˚, F2.2
    • Internas:
      Câmera de 10 megapixels, 1.22μm, FOV 80˚, F2.2
      Câmera de profundidade de 8 megapixels, RGB, 1.12μm, FOV 85˚, F1.9
    • Traseira:
      Câmera de 16 megapixels, 1.0μm, FOV 123˚, F2.2
      Câmera de 12 megapixels Grande Angular, OIS, 1.4μm, FOV 77˚, Abertura dupla F1.5/F2.4
      Câmera Telefoto de 12 megapixels, PDAF, OIS, 1.0μm, FOV 45˚, F2.4
  • Modelo 4G: Bateria Dupla de 4.380mAh
  • Modelo 5G: Bateria Dupla de 4.235mAh
  • Processador Qualcomm Snapdragon 855
  • Memória RAM 12GB
  • Armazenamento interno 512GB
  • Sistema Android 9.0 Pie
  • Alto-falantes estéreo e Galaxy Buds incluídos