Bom, vamos começar avisando que o recurso Boomerang ainda não está disponível.

O WhatsApp está trabalhando neste recurso nas últimas semanas, mas para garantir a melhor experiência para o usuário, a nova função não chegou nem para os usuários BETA.

Então se você é usuário BETA, pode atualizar sem problemas o aplicativo, você não vai encontrar nenhum problema no aplicativo ou a função inacabada.

Coisa que não podemos dizer do Instagram, que parece lançar atualizações cheias de bugs só para escutar a gritaria dos usuários e, depois, lançam nova atualização corrigindo a anterior. Veja como o novo recurso funcionará.

Animação mostra o recurso boomerang funcionando no iOS

Por hora a nova funcionalidade não está disponível e ainda não sabemos quando ou de que forma ela chegará ao aplicativo.

O efeito Boomerang já é um velho conhecido dos usuários do Instagram, com ele você pode gravar pequenos trechos de vídeos que rodam em loop.

A opção estará disponível no painel "Tipo de vídeo" (o mesmo que permite ao usuário converter um vídeo para GIF) quando o vídeo possui menos de 7 segundos, e pode ser usado para criar facilmente o efeito Boomerang em seus vídeos, para enviar para seus contatos e como também como atualização de status. 

Inicialmente, o recurso estará disponível apenas no iOS como sempre ocorre, mas em seguida chegará também para o Android