Muitos usuários de smartphones que possuem tela OLED anseiam por aplicativos com a opção de fundo preto (dark mode ou night mode ou ainda modo escuro). Para a felicidade de muitos, um dos apps mais utilizados pelas pessoas, o whatsapp, teve recentemente indicações de que em um futuro não muito distante o software terá um modo escuro.

O site WAbetainfo conseguiu ativar no último APK do app lançado o dark mode mexendo em seus códigos. Por enquanto não está disponível nem em versão beta essa funcionalidade para se alterar facilmente nas configurações. Provavelmente são preparativos que estão já deixando prontos para facilitar a real disponibilização em uma versão beta (versão de testes) do app para tornar a mudança de cores mais fácil.

Falando em cores, muitos pensam que os temas escuros nos apps utilizam preto de fato. Mas na verdade é uma cor cinza muito escura (# 111111). Isso faz com que os olhos do usuário "cansem menos" e ao mesmo tempo se consiga uma boa economia de bateria em telas OLED (ou AMOLED).

Printscreen do Dark Mode no Whatsapp

Não se tem nenhuma previsão de quando a funcionalidade night mode virá a tona de fato. Porém, o Whatsapp deve ter consciência de que ele está ficando para trás nesse quesito tendo em vista que apps como Messenger, Viber e Telegram já possuem a funcionalidade a um bom tempo.

O site WABetaInfo disponibilizou vários printscreens que você pode conferir abaixo para ter uma idéia de como ficará o novo visual no aplicativo.

 

Printscreen das configurações no Whatsapp dark mode

 

Printcreen do status no Whatsapp Dark mode