O YouTuber JerryRigEverything mostrou em vídeo no seu canal, o periscópio que permite realizar essa mágica no celular da Huawei e pontua, é "apenas" um arranjo ótico engenhoso de prismas e lentes.

Zoom Ótico

O zoom óptico periscópio usa uma série de lentes que correm paralelas ao painel traseiro do telefone e um prisma na parte traseira do telefone redireciona a luz para esse conjunto, que amplia a imagem que finalmente chega ao sensor.

Esse conjunto possui estabilização mecânica óptica, que é uma necessidade absoluta para esse tipo de zoom, que funciona para capturar fotos e também para fazer vídeos.

Se nós quiséssemos ter esse conjunto de lentes em uma configuração de sensor de câmera tradicional, o smartphone teria uma protuberância enorme na parte de trás, mas graças ao truque do prisma, a luz é "dobrada" na direção do conjunto de lentes.

Como você pode ver no vídeo, a câmera do periscópio não possui apenas um nome inteligente. O sensor da câmera está literalmente deitado de lado dentro do telefone. Para que a Huawei encaixe as lentes e ofereça a ampliação de 5X e consiga manter o telefone fino.

Captura Normal e Zoom de 5X, 20X e 50X
Captura Normal e Zoom de 5X, 10X e 50X e a nota em destaque no final ;-)

Este mecanismo óptico realmente oferece um incrível zoom de 50x em combinação com seu zoom digital adicional e com inteligência artificial.

Além do Zoom

Além do incrível zoom, o desempenho da câmera da Huawei é impressionante.

Com um sensor de 40 megapixels com um ISO que chega até 409.600; uma lente grande angular de 20 megapixels; e um sensor Time-of-Flight que produz retratos de ótima aparência com um efeito bokeh variável, o Huawei P30 Pro supera até o Pixel 3.