A diretora financeira da Huawei, Meng Wanzhou, da maior fabricante de equipamentos de telecomunicações do mundo e segunda maior fabricante de smartphones, foi presa em Vancouver, no Canadá, por suspeita de violar sanções comerciais dos Estados Unidos contra o Irã, conforme relatado pela The Globe and Mail.

A Huawei confirmou a notícia ao TechCrunch, acrescentando que Meng, filha do fundador da Huawei, Ren Zhengfei, enfrenta acusações não especificadas no Distrito Leste de Nova York, para onde ela havia transferido voos a caminho do Canadá. "A empresa recebeu muito pouca informação sobre as acusações e não tem conhecimento de qualquer irregularidade da Sra. Meng", disse um porta-voz da Huawei ao TechCrunch.

Meng Wanzhou
Meng Wanzhou

"A empresa acredita que os sistemas legais do Canadá e dos EUA chegarão a uma conclusão justa. A Huawei cumpre todas as leis e regulamentos aplicáveis ​​em que opera, incluindo as leis e regulamentos de controle e sanção de exportação aplicáveis ​​da ONU, EUA e UE. " Per The Globe and Mail, Meng, vice-presidente da empresa, foi presa em 1º de dezembro, entretanto, uma audiência de fiança já foi marcada para sexta-feira.

As tensões entre as autoridades dos EUA e a Huawei foram altas desde 2016 e pioraram com a guerra comercial EUA-China. Citando preocupações de segurança nacional, o presidente Donald Trump, em agosto, assinou um projeto de lei que proibia as agências governamentais de usar produtos e serviços da Huawei e de sua concorrente chinesa ZTE. Enquanto isso, em recente carta endereçada ao primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, os legisladores americanos encorajaram o Canadá a manter a Huawei fora de seus planos 5G.

Fonte: TechCrunch