Oficina da Net Logo

Como ativar o horário de verão manualmente no Android e no iPhone?

O horário de verão começou. Se seu smartphone não atualizou a hora automaticamente, veja como ativar o horário de verão no Android ou no iPhone manualmente.

Por | @oficinadanet Smartphones Pular para comentários

Na madrugada deste domingo (04), iniciou-se o horário de verão no Brasil. À meia-noite, os relógios foram adiantados em uma hora. Mas alguns smartphones Android simplesmente não adiantaram automaticamente a hora. Isso porque o aparelho pode não ter a função de ajuste automático de data e hora. Se esse é o seu caso, confira abaixo como ativar o horário de verão no Android manualmente.

Nas últimas semanas, alguns smartphones estavam mudando para o horário de verão automaticamente, e muitas pessoas tiveram problemas com o adiantamento da hora incorreta. Mas agora o horário de verão começou pra valer, e é importante você acertar o horário de seu smartphone, principalmente para pessoas que dependem do despertador do celular, como pode ser o caso de muitos estudante que vão realizar o Enem neste dia 4, e dos trabalhadores que precisam chegar no horário certo na empresa na próxima segunda-feira.

Abaixo, disponibilizamos um tutorial para alterar a data e a hora manualmente. Lembrando que este tutorial serve tanto para ajustar o horário de verão, quando para alterara hora e a data em qualquer circunstância que você quiser. 

A data e hora do sistema são ajustadas automaticamente graças a um um protocolo chamado NITZ, que funciona em conexão com sua operadora de celular para garantir que o aparelho sempre exiba a hora e a data exata. Leia em destaque: 10 Dicas para importar um smartphone da China com segurança.

Mas as vezes podem ocorrer falhas nesse protocolo, fazendo com que o aparelho exiba o tempo de forma equivocada. Até mesmo as próprias operadoras as vezes não conseguem ajustar a data e a hora automaticamente. Devido a isso, os sistemas operacionais Android e iOS oferecem a possibilidade de ajustar data e hora manualmente.

Quando começou o horário de verão?

Diferente dos outros anos, em que o horário de verão começava a vigorar no terceiro domingo de Outubro, neste ano, o horário de verão ocorrerá em menos tempo. À pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o presidente Michel Temer alterou a data de início, para que o adiantamento de uma hora nos relógios não acontecesse durante o período eleitoral. 

Aonde funciona e quando termina o horário de verão?

O horário de verão entrou em vigor nos seguintes estados abaixo, pelo período de 04 de Novembro de 2018 à 17 de Fevereiro de 2019:

  • Rio Grande do Sul
  • Santa Catarina
  • Paraná
  • São Paulo
  • Rio de Janeiro
  • Minas Gerais
  • Espírito Santo
  • Goiás
  • Mato Grosso
  • Mato Grosso do Sul
  • Distrito Federal

Google recomenda ajuste manual do horário de verão no Android

Em seu blog oficial a Google recomendou que os usuários que tenham compromisso neste domingo ajustem manualmente o horário de verão nos seus smartphones.

Sabemos que o Android é fundamental e estamos empenhados em torná-lo cada vez mais útil, como ajudando você a encontrar a informação certa no prazo certo”.

Como ativar o horário de verão manualmente no Android?

Acesse as Configurações do Android, vá em "Data e Hora", desative a função "Data e Hora automáticos" e ajuste o horário de verão manualmente.
Configurações > Data e Hora > Desative Data e Hora automáticos >  Ajuste o horário Configurações > Data e Hora > Desative Data e Hora automáticos >  Ajuste o horário 

Como ativar o horário de verão manualmente no iPhone?

No menu "Ajustes", vá em "Geral", depois clique em "Data e Hora", desative a função "Automaticamente" e ajuste o horário de verão.

 Ajustes > Geral > Data e Hora > desative a função "Automaticamente > Ajuste o horário Ajustes > Geral > Data e Hora > desative a função "Automaticamente > Ajuste o horário

MAIS SOBRE: #horario de verao  #android  #iphone  #relogio
Comentários
Carregar comentários