A Huawei assumiu o segundo lugar no ranking mundial de vendas de celulares, ultrapassando a Apple. Porém, a liderança permanece com a Samsung. A empresa de pesquisas Gartner é quem realizou o levantamento considerando as vendas a consumidores finais no segundo trimestre de 2018.

O levantamento demonstrou que a Huawei conseguiu vender 49,8 milhões de unidades no período. O smartphone Huawei P20 Pro atualmente é considerado o aparelho com melhor sistema de câmeras do mundo. Já a Apple teria alcançado 44,7 milhões de unidades vendidas no trimestre.

Em comunicado, o diretor de pesquisa Anshul Gupta, disse "A Huawei continua trazendo recursos inovadores para seus smartphones e expande seu portfólio de aparelhos para atender ao maior número de consumidores. Seu investimento em canais, construção de marca e posicionamento dos dispositivos Honor ajudou a impulsionar as vendas. A Huawei está enviando seus smartphones Honor para 70 mercados em todo o mundo e está emergindo como o principal impulsionador do crescimento da Huawei. "

Fonte: Ga
Fonte: Gartner

A Samsung que assume a liderança do ranking conseguiu vender no período 72,3 milhões de dispositivos. Com isso, os dados revelam crescimento de 2% no setor, pois foram vendidos nos três meses 374 milhões de aparelhos.

Mesmo que a Apple esteja em terceiro lugar no ranking, pode ser que com o anúncio da nova geração de iPhones, aguardados para setembro, a companhia consiga reverter essa posição. Outra fabricante que ganha destaque no ranking é a marca chinesa Xiaomi que aparece em quarto lugar na lista. A companhia teria conseguido vender 32,8 milhões de aparelhos no trimestre, o que representa um crescimento em relação ao mesmo período de 2017 de 5,8%.

De acordo com a Gartner, o sistema iOS da Apple perdeu espaço para o Android, registrando 11,9% dos dispositivos em contrapartida com uma margem de 12,1% no ano de 2017. Com isso, os bons resultados da Huawei ainda podem impactar a margem de mercado dos aparelhos com iOS.

Fonte: Techcrunch