O Google adicionou uma adição notável à sua linha de aplicativos de edição "Go" - os aplicativos leves projetados principalmente para mercados emergentes e seus smpartphones menos potentes: o Gmail Go.

O aplicativo, como outros da linha Go, ocupa menos espaço de armazenamento nos smartphones dos usuários e faz um melhor uso dos dados móveis em comparação com a versão regular do Gmail.

O aplicativo oferece recursos padrão, como suporte a várias contas, visualização de conversas, anexos e notificações push para novas mensagens. Ele também prioriza mensagens de amigos e familiares primeiro, ao categorizar e-mails promocionais e sociais em guias separadas, assim como estamos acostumados na versão "normal".

Além do Gmail Go, a família Go conta com Files Go, Google Go, YouTube Go, Google Maps Go, Google Assistant Go, Google Play, Gboard e Chrome.

De acordo com os testes, o Gmail Go necessita de um download de 9,51 MB, e após instalado, ocupa cerca de 25 MB de espaço do dispositivo. Em comparação, a versão padrão tem 20,66 MB de download e 47 MB ​​de espaço de armazenamento.

d

O Google não fez um anúncio formal sobre o lançamento do aplicativo, mas vários sites descobriram sua disponibilidade na Google Play Store esta semana. Alguns usuários iniciais apontaram que a rolagem no Gmail Go é uma experiência muito mais complicada do que no Gmail padrão, mas que, em geral, não parecem haver muitas diferenças visíveis entre os dois aplicativos, em termos de conjunto de recursos.

Dica: Aprenda a criar um Gmail

E ser um aplicativo Go não significa perda de qualidade. O YouTube Go, por exemplo, possui vários recursos exclusivos, como a capacidade de baixar vídeos para visualização offline e compartilhar vídeos com amigos nas proximidades, coisa que, até agora, ainda não chegou no app "comum".