Estranho pensar que alguém ainda insiste nos Windows Phone em pleno 2018, ainda mais quando se trata de um importante órgão de segurança pública, porém este alguém existe e aposta nos aparelhos da Microsoft, ou pelo menos, apostava.

Isso porque em breve a companhia de Bill Gates perderá 36 mil dos últimos clientes remanescentes de Windows Phone, já que a Polícia de Nova Iorque passará a distribuir iPhones para seus funcionários.

O departamento de segurança, que anunciou a medida em agosto do ano passado, passou agora a substituir cerca de 600 Windows Phones por dia em Manhattan, substituindo-os por iPhones. Assim que todos os policiais de tal bairro tiverem seus telefones substituídos será a vez de fazer o mesmo com os agentes do Brooklyn e, em seguida, do Queens. De acordo com o jornal New York Daily News, a transição - que começou logo antes do Natal - oferece aos oficiais o iPhone 7 ou o iPhone 7 Plus. Basta escolher.

O departamento decidiu usar o Windows Phones em 2016 aparentemente porque já usava um software também da Microsoft para um programa de vigilância por vídeo. Infelizmente para os policiais, a MS terminou oficialmente o apoio à sua plataforma móvel no ano passado, gerando então a necessidade de uma nova e suportada plataforma de comunicação entre os policiais.

Policiais abrindo a caixinha do Iphone 7

Os smartphones são vitais na patrulha diária dos oficiais de Nova York e permitem que eles respondam imediatamente às chamadas feitas no 911, antes mesmo delas serem anunciados no rádio. Jessica Tisch, Vice-comissária de TI, da polícia de Nova Iorque disse que, desde que passaram a usar os telefones para auxílio no patrulhamento os tempos de resposta aos incidentes em curso caíram 14%. Os oficiais também usarão seus iPhones para preencher notificações, bem como para registrar relatórios de acidentes, relatórios de violência doméstica, entre outras tarefas.

Embora os policiais não estejam recebendo os novíssimos iPhone 8 ou seu irmão mais caro, o iPhone X, isso não é nenhum problema para eles. Segundo Tisch os policiais estão "muito animados".

E caso você esteja se perguntando o quanto custará esse upgrade, já que a cidade conta com quase 30 mil policiais, uma boa notícia aos contribuintes: nenhum centavo extra será pago pelos iPhones, uma vez que a troca de aparelhos é considerada como uma atualização no contrato firmado com a AT&T, operadora americana de telefonia. Na verdadem quem vai ganhar uma grana com isso vai ser mesmo o departamento de polícia, já que os velhos Windows Phones serão vendidos.