Desde que os smartphones ganharam força na vida das famílias, muito se discute o seu uso no ambiente familiar, em especial com as crianças. Não é novidade nos depararmos com os pequenos com celulares e tablets em mãos jogando, assistindo desenhos, acessando aplicativos, entre outras coisas. Porém, até que ponto que isso tudo é benéfico?

Agora, um estudo publicado pelo periódico Child Developmet e realizado pelo Instituto de Internet de Oxford e da Cardiff University diz que crianças expostas a smartphones não são prejudicadas tanto quanto era pensado anteriormente.

Estudo diz que smartphone não prejudica saúde mental das crianças.

Ao contrario disso, o uso dos aparelhos é até interessante para elas, já que podem trazer benefícios ao psicológico dos jovens. Porém, vale mencionar que tudo isso se o uso for feito de modo moderado.

Os cientistas, para a pesquisa, avaliaram as condições de uso e coletaram dados de 20 mil pais no decorrer de um mês. Como conclusão foi de que o uso da tela digital não é ruim para o psicológico das crianças, diz o Dr. Andrew Pryzbylski, que liderou a pesquisa.

"Nossas descobertas sugerem um contexto familiar mais amplo. Mais importante do que o ‘tempo de tela’ é saber como os pais estabelecem regras e se eles estão ativamente envolvidos na exploração do mundo digital juntos. O objetivo da pesquisa é se concentrar em como os pais ou cuidadores podem transformar o ‘tempo de tela’ em um ‘tempo social’, que pode afetar o bem-estar psicológico e a curiosidade da criança, assim como os vínculos com o cuidador envolvido", diz o pesquisador.

A proibição por completo do uso do celular não é a medida mais eficaz, sendo que é necessário que pais e filhos possam participar juntos das atividades dos dispositivos móveis.

E você, como lida com a tecnologia em relação aos filhos?