A Apple todos os anos no mês de setembro anuncia um novo modelo de iPhone e do seu sistema operacional iOS. Sendo assim, os usuários de iPhones mais antigos dizem que os seus aparelhos ficam cada vez mais lentos com as atualizações e reclamam que a Apple estaria tentando fazer com que estes usuários passem a adquirir um novo modelo da fabricante.

Para tirar a dúvida, o site Futuremark, realizou testes com dados coletados desde abril de 2016 através do seu aplicativo 3D Mark, para analisar a performance de diferentes dispositivos.

iPhone 5s
iPhone 5s

Confira no gráfico abaixo os dados referentes ao GPU e ao GPU do iPhone 5s lançado em 2013.

 

CPU
CPU

 

Os testes revelaram que o processador e a placa gráfica do 5s permanecem com o mesmo desempenho nos últimos dois anos. Os mesmos resultados foram obtidos com o iPhone 6s, 6 e 7. Já o iPhone 6 teve um aumento no desempenho neste ano graças ao novo sistema operacional iOS 11.

GPU
GPU

Com isso, a ideia de que a Apple estaria lançando atualizações que deixam os iPhones mais antigos lentos não é verdadeira. Embora muitos se questionem por que cada vez que se aproxima um novo lançamento de iPhone, o meu modelo fica mais lento. Segundo o Futuremark isso aconteceria pois:

"Uma atualização pode trazer novas funções que acabam usando mais recursos ou precisam de mais poder de processamento. Novos aplicativos para modelos mais recentes podem não rodar tão bem em aparelhos antigos. Além do mais, aplicativos feitos para uma versão antiga do iOS não utilizam todas as otimizações da última versão."

Ou seja, conforme os anos passam os aparelhos mais antigos não conseguem suportar um novo sistema operacional iOS, com novos recursos.