Embora a Microsoft já tenha descontinuado o Windows Phone e o Windows 10 Mobile ainda existe uma grande quantidade de usuários que continua utilizando smartphones com o respectivo sistema operacional da companhia.

Segunda a plataforma de anúncios para aplicativos, a AdDuplex, o smartphone Lumia 535 que foi lançado no ano de 2014 é um dos smartphones com maior presença no mercado. A companhia informou que o Lumia 535 representa atualmente 13% do total de smartphones ativos no mundo com sistema operacional da Microsoft, em seguida temos o Lumia 640 com 10,2%.

Confira os dados no gráfico abaixo:

 

Smartphones com Windows Phone
Smartphones com Windows Phone

O Lumia 535 foi lançado no mercado com Windows Phone 8.1 e após recebeu a atualização para o Windows 10 Mobile. Aproximadamente 73,8% dos smartphones ativos da Microsoft contam com o Windows Phone 8.1, sendo que apenas 1,2% ficou com o Windows Phone 7.x.

A Microsoft encerrou o suporte para estes dispositivos no mês de julho deste ano, desde então esses aparelhos não vão mais receber atualizações ou correções de segurança. A companhia também já informou que vai finalizar a loja de apps para estes aparelhos dentro dos próximos 12 meses.

Vale salientar que somente 20,9% de todos os smartphones com software da Microsoft que estão ativos atualmente rodam o Windows 10 Mobile.