A Federal Communications Comission (FCC) dos Estados Unidos, exigiu em setembro, que a Apple ativasse chips de rádio FM nos iPhones. Em resposta, a Apple informou que a partir do iPhone 7 os aparelhos sequer contam com chips de rádio em seu hardware, assim como não contam com antenas para captação do sinal FM.

O órgão, juntamente com a National Association of Broadcasters (NAB), continuam solicitando a companhia para que libere o sinal de rádio em seus smartphones. Para ressaltar a importância do sinal de rádio, as associações salientam a importância do rádio, como em situações de desastres naturais, em que na maioria dos casos, as pessoas acabam ficando sem acesso as informações da região pela falta de energia elétrica, ficando sem sinal de telefone, rádio ou televisão.

As associações acreditam que a atitude da Apple é irresponsável, pois como as pessoas atualmente não costumam mais utilizar rádios portáteis e sim o smartphone exercendo essa função, a companhia estaria sendo negligente ao não oferecer o sinal FM em seus smartphones.

iPhone 7 e do iPhone 8 não possuem chips de rádio FM
iPhone 7 e do iPhone 8 não possuem chips de rádio FM

A empresa de Cupertino se manifestou dizendo "A Apple se preocupa profundamente com a segurança de nossos usuários, especialmente em tempos de crise e é por isso que criamos soluções modernas de segurança em nossos produtos. Os usuários podem discar serviços de emergência e acessar as informações do cartão de identificação médica diretamente da tela de bloqueio e habilitamos notificações de emergência do governo, desde avisos meteorológicos até alertas AMBER. Os modelos do iPhone 7 e do iPhone 8 não possuem chips de rádio FM, nem possuem antenas projetadas para suportar sinais de FM, portanto, não é possível habilitar a recepção de FM nestes produtos ".

Além disso, a fabricante ressaltou que também não é possível ativar o sinal de rádio FM, inclusive nos modelos mais antigos do iPhone, embora contem com o chip que permite sintonizar as estações de rádio.

Na visão da NBA "a Apple criou e ofereceu um maravilhoso aplicativo de FM no iPod Nano por muitos anos. Eles sabem como fazer o FM trabalhar e funcionar bem em seus dispositivos móveis. A Apple até escreveu seu próprio aplicativo Nano que permite ao usuário parar a rádio ao vivo e armazenar até 15 minutos de conteúdo".

A Apple permanece convicta da sua decisão, não está disposta a devolver a rádio FM a seus aparelhos, deixando os usuários somente com a possibilidade de acessar as estações de rádio por meio do Apple Music, por exemplo.