O mercado de dispositivos móveis não para de crescer, isso é fato. Atualmente, grande parte da população possui acesso a um smartphone. Com os aparelhos diretamente conectados à internet, ficamos na dúvida sobre o quanto estamos protegidos.

A Avast divulgou uma notícia preocupante no que diz respeito a nossa segurança, ou seja, um aumento de 40% na quantidade de ciberataques contra dispositivos móveis. A constatação foi feita em sua base mundial de usuários ao comparar os dados coletados no segundo trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado.

Avast registra crescimento de 40% em ataques a smartphones
Avast registra crescimento de 40% em ataques a smartphones

Para completar, os pesquisadores encontraram em média 788 novas variações de vírus móveis por mês, entre abril e junho, uma quantidade 22,2% superior a que foi percebida nos mesmos meses do ano de 2016.

A Avast reporta os três tipos de ataques mais comuns: aos smartphones foram rooters (22,8%), downloaders/droppers (22,76%) e apps falsos (6,97%).

A notícia realmente é bastante preocupante e mostra que cada vez mais devemos ficar atentos aos conteúdos que acessamos e também ao que fazemos para nos proteger. As dicas para não se tornar a próxima vítima são sempre as mesmas: usar um bom antivírus e desconfiar de qualquer publicação que gere dúvida, assim sendo, não fornecer dados pessoais em locais duvidosos. Além do mais, não baixar aplicativos fora das lojas oficiais.