Hoje em dia, cada vez os cartões de memória e celulares possuem mais capacidade de armazenamento, porém muitas vezes isso ainda não é suficiente para a quantidade de dados que armazenamos. Por este motivo muitas vezes somos obrigados a trocar estes dispositivos por outros que possuem capacidades maiores, neste caso, o investimento mais barato é a troca do cartão de memória. Mas antes de fazer isso, você deve observar a capacidade de extensão do armazenamento que seu telefone permite, caso contrário esta substituição será inútil.

Mas agora vamos ao procedimento que você deve realizar para trocar o cartão de memória sem perder seus dados.

O primeiro passo é realizar um backup do cartão de memória antigo. Para isso conecte o telefone ao computador, ou remova o cartão SD do telefone e conecte ao computador via adaptador. Se você não tiver uma entrada destas no seu computador ou notebook, use o cabo USB direto do smartphone para o computador. 

.

Depois de conectado, acesse o cartão SD e copie todos os arquivos contidos nele para o seu computador. Salve em uma única pasta em um local que seja fácil de acessar. 

.

Com os arquivos devidamente salvos. Você pode remover o cartão SD antigo, ou caso já tenha removido, insira o cartão SD novo no celular, em muitos casos o telefone irá realizar uma formatação neste cartão de memória, para assim instalar alguns arquivos essenciais. 

.

Depois que o cartão SD novo estiver instalado, conecte o celular ao computador e transfira os arquivos salvos do computador, para dentro do cartão SD do celular. 

.

Agora pronto, você já está com o cartão SD novo em seu celular e com seus arquivos todos devidamente salvos nele.