Nesta quarta-feira (2), o instituto de pesquisa IDC divulgou mais uma edição do seu levantamento em relação ao mercado global de smartphones. No segundo trimestre do ano, as vendas de celulares no mundo registraram uma queda de 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado. No total, foram vendidos 341 milhões de smartphones no mundo entre abril e junho. Há um ano, o número foi de 346,1 milhões.

Veja também: o nosso comparador de smartphones agora com preços.

Mesmo com os números negativos, a maioria das fabricantes não têm motivos para reclamar. A Samsung continuou ocupando a primeira colocação, sendo a marca que mais vende aparelhos celulares no mundo. No total, foram 78,8 milhões de unidades comercializadas entre abril e junho, um aumento de 1,4% em relação ao ano anterior.

Fonte: IDC
Fonte: IDC

Na segunda posição aparece a Apple. De acordo com a IDC, a empresa vendeu 41 milhões de iPhones no mundo no último trimestre, totalizando um aumento de 1,5% em comparação ao mesmo período de 2016. Após, aparecem três empresas chinesas: Huawei, Oppo e Xiaomi, juntas elas comercializaram 87 milhões de celulares.

A Huawei foi a que mais vendeu das três companhias, com somatória de 38,5 milhões de unidades. Na segunda colocação está a Oppo, com 27,8 milhões de unidades. A Xiaomi completa o trio, com 21,2 milhões de unidades vendidas no período, com registro de 58,9% a mais que no segundo trimestre do ano anterior.

Para quem ficou se perguntado o motivo de o mercado ter registrado queda. A razão está no acúmulo pelas outras marcas internacionais menores, que juntas somaram 133,4 milhões de unidades vendidas, uma queda de 16% em relação ao ano passado.