A Bixby é a assistente virtual criada pela Samsung para concorrer com a Siri da Apple nos smartphones, e atualmente vem pré-instalada em muitos aparelhos da linha Galaxy. Entretanto, muitos usuários não gostam da Bixby, e não encontra utilidade na AI que ela dispõe. Se este é o seu caso, saiba que você pode desativar completamente a Bixby no seu Samsung Galaxy com alguns passos simples.

A Samsung é a maior fabricante de smartphones do mundo, que também possui uma linha de produtos eletrônicos domésticos bem-sucedidos, como geladeiras, máquinas de lavar, entre outros. Não é de surpreender que a marca esteja tentando criar uma interface de voz, pois certamente há o intuíto de criar uma rede para casa inteligente.

A Bixby vem no Galaxy S8 e nos principais aparelhos da Samsung, bem como os celulares de médio porte com números de modelo entre A50 e A90. Muitos desses dispositivos têm um botão Bixby dedicado. E oc grande problema é aonde a Samsung resolveu colocar esse botão da Bixby nos novos aparelhos da linha Galaxy, como falaremos no próximo tópico.

Por que desativar a Bixby?

Nos aparelhos onde há um botão Bixby dedicado, uma das maiores frustrações é a localização; o botão está logo abaixo das teclas de volume, e quase diretamente oposto aos botões de energia. Em smartphones maiores, como o Galaxy S10+ ou o Note 10+, é comum pressionar este botão isso acidentalmente, e acabar ativando a Bixby sem querer, especialmente ao pressionar duas vezes o botão liga / desliga para iniciar a câmera.

No Galaxy Note 10, Note 10+ e na nova série Galaxy S20, o botão liga / desliga foi combinado com o botão Bixby, adicionando um novo nível de complicação ao assunto.

Os recursos da Bixby são semelhantes a outros assistentes de voz. Você pode perguntar sobre o tempo, definir alarmes ou cronômetros, fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens de texto, traduzir idiomas, fazer contas, alterar as configurações do telefone ou criar rotinas de várias etapas.

No entanto, todos os aparelhos da Samsung executam o Android, e a maioria das pessoas prefere o Assistente do Google como assistente de voz, porque ele responde melhor as consultas gerais da Internet. O Google Assistante também pode iniciar aplicativos e fazer chamadas, embora não possa alterar as configurações do seu telefone.

Como desativar completamente a Bixby no Samsung Galaxy S e Note?

Desativar o Bixby tem três etapas principais. Você precisa alterar o comportamento do botão, desativar a ativação por voz e remover a tela inicial do Bixby que aparece quando você desliza para a esquerda na tela inicial principal. Nas versões mais recentes do software da Samsung, isso se chama Samsung Daily.

No momento, você pode desativar completamente o botão Bixby nos telefones Galaxy Note 10 e Galaxy S20 . Você costumava desabilitá-lo em modelos anteriores, mas isso mudou com as atualizações de software. Testei essas instruções em junho de 2020 nos telefones Galaxy S20, Nota 10, S10, Nota 9 e Nota 8.

Fala login na conta Samsung

Primeiramente você precisa logar na sua conta Samsung. Quando você começou a usar seu smartphone, foi solicitado o login na conta Samsung, mas muita gente pula esta etapa. E se você fez isso, agora terá que fazer o login para poder desabilitar a Bixby.

Para isso, acesse as configurações do Android (ícone da engrenagem), clique em "Nuvens e contas", depois em Contas. Então, selecione a Samsung Account e preencha seus dados da conta Samsung.

Desativando a Bixby Voice

A Bixby é dividida em Bixby Voice e Bixby Home. A Bixby Voice permite você fazer coisas pressionando o botão Bixby, que é o que atrapalha muita gente.

  1. Clique no botão Bixby no lado esquerdo do telefone.
  2. Na barra de menu superior, clique nos três pontos verticais.
  3. Clique em Configurações.
  4. Desmarque a Bixby Voice.
Como desativar completamente a Bixby no Samsung Galaxy S e Note?
A partir de agora, a Bixby não será mais ativada pelo botão. Porém, se mesmo assim voce deseja desativar completamente a BixBy no Samsung Galaxy S e Note, continue lendo este tutorial.

Como remover a Bixby da tela inicial

No Android 8 ou anterior, você pode desabilitar completamente a Bixby de seu Samsung. Basta desativa-la da tela inicial.

  1. Na tela inicial do Samsung, mantenha pressionado o espaço vazio, até que o menu apareça.
  2. Deslize para a direita para alcançar o painel esquerdo da página inicial.
  3. Desative a Bixby Home.

Como desativar a Bixby no Galaxy Note 10 e Galaxy S20

Como desativar o botão Bixby

Até o Android 8 era possível apenas desativar o botão, porém, a partir da One UI do Android 9, a Samsung não permite mais fazer isso.

Para quem tem um dispositivo com versões mais atuais do Android pode apenas alterar as configurações e remapear o botão, para que nada aconteça quando você pressiona uma vez. Infelizmente, a única alternativa é configurar o botão para que a Bixby seja ativada apenas quando você pressioná-lo duas vezes.

  1. Primeiramente verifique se o seu aplicativo Bixby está atualizado. Para isso, acesse a Galaxy Store, digitar Bixby e verificar se há atualizações. Se tiver, baixe essa atualização.
  2. Após isso, acesse configurações > Recursos avançados > Tecla Bixby.
  3. Selecione "Pressionar duas vezes para abrir o Bixby" e não ative a opção Pressionar uma vez.
Como desativar completamente a Bixby no Samsung Galaxy S e Note?
Como desativar a
Bixby no Galaxy Note 10 e 10+
  1. Deslize a tela para baixo para acessar as configurações rápidas.
  2. Clique no ícone de liga/desliga no canto superior direito.
  3. No menu que será aberto, clique em "Configurações da tecla lateral".
  4. Na seção "Pressionamento Duplo", clique em "Abrir Bixby" para "Início rápido da câmera" ou "Abrir app".
  5. Na seção "Pressionar e segurar", clique em "Desligar menu".