O 5G vem crescendo gradativamente ao redor do mundo. Aqui no Brasil, essa tecnologia ainda demorará alguns anos para ser estabelecida, mas lá fora ela já é bastante popular, não é à toa que diversas empresas estão apresentados smartphones com suporte ao novo padrão de internet móvel, que promete revolucionar todos os setores da indústria.

A Xiaomi, por exemplo, possui alguns modelos 5G, sendo o Redmi K30 5G o mais recente deles. No entanto, uma análise da IHS Markit mostrou que quem lidera esse mercado é a Samsung, mesmo que ele ainda esteja nos estágios iniciais, podendo ganhar forças em 2020 conforme as operadoras aumentam sua infraestruta.

Os dados do terceiro trimestre deixam bem claro que a sul-coreana está muito a frente das rivais, somando uma participação de mercado de 74%. Isso significa que 3 em cada 4 smartphones 5G vendidos são seus. No total, a Samsung comercializou 3,2 milhões de unidades.

Mercado global de smartphones 5G

Em segundo lugar temos a LG, que embora não seja uma gigante no "mundo" dos smartphones, quando se trata do 5G, ela tem conquistado seu espaço, somando 10% de participação global, com 0,4 milhões de smartphones vendidos. Vivo, Huawei e Oppo devem apresentar um crescimento maior nestre trimestre e, consequentemente, no próximo ano.

Espera-se que a disputa pelo mercado 5G aumente significativamente em 2020, dado que a Apple deve lançar iPhones com essa tecnologia. De qualquer forma, vamos aguardar para sabermos como ficará a situal desse mercado nos próximos meses, e se a Samsung manterá sua posição de liderança.