A Samsung está alterando seu modo de agir em relação a personalização dos smartphones Galaxy com temas de terceiros. A companhia começou a enviar uma notificação para usuários avisando que a partir do Android 9 Pie, será permitido apenas o uso de temas gratuitos por 14 dias. Após isso, o aparelho voltará automaticamente para o tema de ações da Samsung.

Antes da alteração do tema livre, os usuários irão receber duas notificações pop-up. O primeiro deles será exibido 24 horas antes da expiração de 14 dias. O segundo será 10 minutos antes do corte. A Samsung diz que irá "fornecer temas sugeridos, juntamente com as notificações, a fim de ajudá-lo a mudar facilmente o seu tema". 

Samsung irá permitir que somente temas gratuitos sejam usados por 14 dias.
Samsung irá permitir que somente temas gratuitos sejam usados por 14 dias.

"Pedimos a sua compreensão, pois mudamos a política para ajudar nossos projetistas a continuar criando produtos de alta qualidade e também fornecer serviços estáveis ​​e satisfatórios para você", diz a Samsung.

Os temas costumam ser usados para personalizar a aparência dos dispositivos e fugir do estilo Touchwiz que é ofertado pela empresa.

A Samsung, na última semana, revelou uma revisão de design de software que está chamando de One UI. O estilo foi desenvolvido para deixar os smartphones grandes mais fáceis de serem usados. Agora, impor um limite arbitrário em temas livres é um modo de manter as pessoas usando uma UI.

De qualquer modo, ainda há vários pontos a serem analisados, como por exemplo, o que ocorre após o tema livre expirar, se ele ficará indisponível permanentemente ou não.

Ainda é cedo para fazer uma análise mais enfática, vamos aguardar para saber o que realmente a Samsung está programando.

Fonte: The Verge