A Samsung Electronics é o mais novo fornecedor de sistema sobre chip móvel que irá começar a usar hardware dedicado para aprendizado de máquina no dispositivo.

O Exynos 9 Series 9820 deverá ser usado nas versões internacionais do Galaxy S10, e conta com um mecanismo de processamento neural (NPU) que oferece desempenho AI até sete vezes mais veloz que o modelo 9810 do S9.

A Huawei foi a primeira empresa de chips a anunciar um SoC com um NPU assim que revelou o Kirin 970 no ano passado, e a Apple providenciou logo em seguida o A11 Bionic, e assim as duas empresas se concentraram ainda mais no desempenho de IA com os novos chips Kirin 980 e A12 Bionic.

Novo processador da Samsung chega com NPU para AI no dispositivo.
Novo processador da Samsung chega com NPU para AI no dispositivo.

A Qualcomm, com chip Snapdragon 845 pode ser encontrado na versão norte-americana do Galaxy S9 e praticamente todas as plataformas Android do mundo além da Huawei, ainda não fabrica hardware com marca AI, porém cita a combinação de DSP, CPU  e GPU do 845, com desempenho de IA três vezes mais rápido que o anterior 835.

A Samsung menciona que os núcleos de CPU personalizados da quarta geração do Exynos 9820 irão proporcionar um aumento de 20% no desempenho convencional de um único núcleo e ainda e ainda 15% em multi-core ou mesmo uma melhoria de 40% na eficiência de energia.

A GPU utiliza novos núcleos Mali G76 de ARM, que foram vistos no Kirin 980, que menciona um desempenho 40% maior ou uma eficiência de energia 35% melhor.

A Samsung diz que o Exynos 9820 ficará pronto para produção em grande escala até o final do ano, o que significa que o Galaxy S10 possa surgir no início de 2019, seguindo os rumores.

Fonte: The Verge