É fácil desprezar a F1. "Os carros dão voltas e voltas!". E, sim, às vezes, não acontece muita coisa. Este ano, por exemplo, nada aconteceu nem na vida real. Pelo menos até o começo deste mês, quando as corridas finalmente começaram em um calendário totalmente revisado, drasticamente reduzido, que verá vários locais segurando repetidos GPs durante a temporada restante. Esse é um cenário estranho para qualquer fã, mas deve ser especialmente estranho para a equipe da Codemasters que desenvolveu e lançou neste mês o F1 2020 para PlayStation 4, Xbox One e Microsoft Windows.

Dez anos no cargo de estúdio como detentores oficiais de licenças de videogame da F1, a estranha temporada da F1 2020 significa que temos um jogo que não é de forma alguma representativo do esporte real que estamos vendo neste ano. Os dois circuitos novinhos em folha do calendário - a corrida de rua em Hanói, no Vietnã, e o fabuloso e divertido circuito de Zandvoort na Holanda - não serão disputados pelas equipes este ano. E ainda assim você pode jogá-los no jogo. Enquanto isso, uma corrida no circuito toscano de Mugello foi adicionada ao calendário real da F1 no último minuto. Está no jogo? Não.

Além disso, vários detalhes da equipe, como o novo visual preto da Mercedes, serão adicionados posteriormente. Isso sem mencionar que, geralmente, a Codemasters provavelmente seria capaz de analisar os resultados das corridas durante a primeira metade do ano e visar de alguma forma replicar o desempenho da equipe no jogo. Na versão do jogo da F1 deste ano, parece que a Ferrari está competindo com Mercedes e Red Bull. A julgar pelo desempenho do lendário traje italiano na Áustria no último final de semana, isso não está nem perto da realidade da situação.

Porém, ignore a semântica da vida real por um momento, e o F1 2020 é facilmente a melhor iteração do esporte da Codemasters até o momento. Parece, se sente, soa e joga melhor do que qualquer um dos seus antecessores. E embora, depois de dez anos atrás do volante, isso não seja uma surpresa, o jogo é louvável em quão profundo, mas acessível, agora é para fãs de F1 de todas as habilidades e idades. Pode até conquistá-lo se você for uma pessoa que não é fã do esporte.

Você é o chefe

A grande nova atualização deste ano é o My Team, que é exatamente o que parece. Nos jogos anteriores, você criou seu próprio motorista personalizado, que subiu da parte de trás da grade até o topo do pódio ao longo de quantas temporadas você escolher. Este ano, você é o motorista do carro e o chefe de volta à fábrica. Isso significa escolher o nome da sua equipe, cores, patrocinadores, fornecedores de motores, pares de segundos motoristas e muito mais. Ele cria mais propriedade do que nunca na sua vida na F1, mesmo que a narrativa às vezes seja um pouco artificial, como durante uma das cenas do jogo em que você está sendo enganado por um cara no escritório. Tipo, você é o chefe da equipe né?

Ainda assim, criar minha equipe significa que estou imediatamente mais investido em uma temporada inteira de corridas, porque estou trabalhando para mim mesmo nesse universo. Estou recebendo os cheques do campeão, dos construtores e dos pilotos. Meu primeiro top ten na qualificação foi um grande negócio e que rendeu "aclamação" decente para o meu eu fictício da F1. Enquanto isso, durante a última temporada da corrida em Mônaco, passei cinco ou seis voltas na décima primeira posição, tentando desesperadamente pegar Kimi Raikkonen na estrada. Na última volta, consegui fazer a minha jogada, levando o décimo primeiro ponto de campeonato como algo incrivelmente valioso. Foi fantástico.

Controles realistas e emocionantes

Esse sentimento de emoção permeia toda a experiência da F1 2020. Jogar um game de corrida com um controle parece muito mais preciso e divertido do que nunca, com assistências como controle de tração e ABS ainda parecendo facetas desafiadoras para desligar, sem nunca se desviar do realismo super-técnico de um simulador totalmente desenvolvido. Atingir um ápice, gerenciar sua frenagem e também quando você acelera para evitar girar, enquanto observa os oponentes, esta é uma versão fiel da velocidade e volatilidade de um carro de F1, sem muito esforço. Adicione configurações manuais como o ERS, que armazena energia cinética durante a frenagem que você pode acionar no modo de ultrapassagem, gerenciando os níveis de potência ao longo de uma volta e possui um modelo de direção profundo e complexo que nunca sobrecarrega.

Combine tudo isso com um novo modo de tela dividida para um toque nostálgico do multijogador de sofá ou os retrocessos dos carros clássicos anteriores e o F1 2020 é sem dúvida o mais completo recurso da Codemasters até hoje. É apenas o apelo relativamente nicho do esporte que me impede de recomendá-lo universalmente a qualquer pessoa que goste de rodas indo muito rápido em alguns dos locais esportivos mais bonitos do mundo. Pode não ser exatamente o que conseguimos na vida real, mas, agora, eu diria que é uma coisa boa.

Conclusão:

F1 2020 é um game de corrida virtual ótimo, no puro sentido de corrida simulada compete bem com outros títulos e outras franquias como Need For Speed. Mas seu intuito é muito diferente. Diferente de um jogo feito para qualquer um que goste de carros, é um jogo de esporte e deve agradar bastante quem realmente gosta de Fórmula 1. É capaz, como já dito durante a análise, de até mesmo conquistar leigos no esporte. Mas é um jogo esportivo feito pensando em um nicho de jogadores, não para fãs de games de corridas de rua. Seus gráficos não são excepcionais, e tampouco possui uma trilha sonora perfeita e icônica. Não é a proposta. Como um jogo esportivo, F1 2020 cumpre do melhor jeito possível o que se propõe. É muito verossímil, muito detalhista no funcionamento dos carros, das competições e de toda a estrutura monetária e burocrática do esporte. Sem dúvida é a obra prima da Codemasters até o momento e com certeza é um jogo muito bem feito que merece seu reconhecimento.