O jogo não é impossível de zerar, mas ele é dolorosamente "Dark Souls". Alto risco e recompensa estão em sua base, mas há um monte de mecânicas para dominar e moldar o estilo de luta do seu personagem.

Há uma enorme árvore de progressão para cada um desses estilos e armas, habilidades de se transformar em monstros e você terá uma receita perfeita para batalhas contra chefes de um jeito similar, mas bem mais completo do que o seu antecessor.

Nioh: 2 é um jogo que preza pela dificuldade extrema, ambiente sombrio e temático de folclore japonês e se trata de um prequel de Nioh. Se você jogou o primeiro jogo, Nioh 2 é algo bem similar, mas sem relação direta com o primeiro jogo. Se você não jogou o primeiro Nioh, essa sequência também se mostra independente e você não sentirá muita falta disso em termos de história. Contudo, já conhecer, mesmo que por cima, a mecânica de combate e de habilidades ajuda e muito.

Meio Yokai

A história se passa alguns anos antes do primeiro jogo Nioh e se passa no Japão antigo e feudal. Seu personagem e protagonista que é meio Yokai porque sua mãe é uma Yokai completa, e seu pai um humano. Yokais são essencialmente demônios, espíritos, monstros e tudo mais. Eles também são versões distorcidas dos seres vivos atuais corrompidos pela ganância, guerra e todo tipo de energia negativa.

É uma história direta, na maior parte. Você percorre aldeias e cidades matando bandidos e limpando a presença de Yokai. Não é um jogo de mundo aberto. Cada seção ou vila é longa e estreita, cheia de vários inimigos, o que acaba levando ao chefe.

No modo típico da série Souls que pode até ser clichê e até mesmo saturado: o jogo reviverá todos os inimigos do mapa se você salvar em um save point e você corre o risco de perder seu progresso não salvo se não voltar ao local em que morreu e absorver sua "alma" ou coisa parecida. Contudo, Nioh 2 aplica muito bem tudo isso contextualizado com história, arte e ambientação impecáveis.

Muito informação para digerir de uma vez

Não, isso não é apenas mais uma imitação de Dark Souls. Na verdade, é uma experiência bastante saudável e um pouco diferente. As raízes do jogo são profundas no folclore japonês, o que é bastante intrigante e não é tão vago quanto outros jogos do gênero. Cada tipo de inimigo tem uma história interessante por trás e a vibração estranha do jogo naquela época antiga.

O jogo fornece todas as instruções no início, em vez de facilitar o aprendizado do básico. Isso pode fazer com que os iniciantes relutem em seguir em frente com o jogo pela quantidade de informação jogada de uma vez, mas depois que você passa pela ansiedade de lembrar de tudo, isso começa a fazer sentido. Há muito o que entender aqui, mesmo antes de você lutar contra monstros no jogo. Isso traz dificuldade e faz com que você tenha que depender muito de mecânica, reflexos e efetivamente jogar bem para suceder aqui.

Um boss = dezenas de tentativas

Você passa horas apenas tentando matar um único chefe e, nos estágios iniciais do jogo, até os demônios regulares podem chutar seu personagem de volta ao posto de controle se você vacilar uma ou duas vezes.

As batalhas contra chefes, em particular, são fantásticas. Mesmo sendo dolorosamente difícil, a satisfação de derrotar os chefes inimigos é tremenda. O jogo parece gratificante com a luta, porque se liga muito bem à planilha de coisas que você deve fazer. Você precisa descobrir os movimentos e os padrões de ataque dos inimigos e, em seguida, analisar cuidadosamente a melhor maneira de agir de acordo com esses movimentos por tentativa e erro. Ou simplesmente assista a um tutorial do YouTube quando for necessário.

Levei dois dias para superar o prólogo ... Não porque o jogo é longo, mas porque é tão difícil.

Muitos elementos RPG e customização

Há muitas coisas para calcular e entender, e não apenas do ponto de vista de inimigos, estatísticas ou inventário; o menu inteiro é preenchido de informação. Existem tabelas com valor de coisas para entender e ter em mente durante a batalha.

Você recebe uma espada, espada longa, machado, machado duplo, canivete, espada dupla e mais alguns tipos de armas para escolher o seu estilo de jogo. Cada uma dessas armas tem uma postura alta, média e baixa, além de uma árvore de progressão para desbloquear com pontos de habilidade. E isso são apenas armas. Até aí o primeiro jogo de Nioh seguia a mesma fórmula, então jogadores do antecessor não devem ter tanta dificuldade aqui.

Você então tem espíritos que podem possuí-lo e conceder a você os poderes Yokai. Aqueles são divididos em três - Feral, Phantom e Brute. Cada um dos quais também possui habilidades únicas para combater os ataques inimigos de maneira diferente. Alguns monstros Yokai que você derrota no jogo abandonam o espírito Yokai, que você pode 'limpar' no ponto de verificação e usar.

Armas e armaduras desnecessárias podem ser vendidas, divididas por materiais ou fundidas com outras pessoas para aumentar suas estatísticas no Ferreiro. Você pode até trocar suas armas por arroz no posto de controle, que pode ser negociado com pequenos espíritos verdes por poções de saúde e outros itens importantes.

Existe até o ninjutsu, você sabe, a arte de cobrir sua lâmina com veneno, fogo, água ou eletricidade, causando danos elementares. Você pode até criar shurikens entre outras coisas ninjas.

É o playground perfeito para moldar seu personagem da melhor maneira possível.



Ambientação impecável

Nioh: 2 tem algumas das lutas de chefes mais memoráveis. Os designs de personagens inimigos são absolutamente lindos, de uma maneira grotesca, obviamente. Todos eles têm uma história para contar e têm um toque tradicional do folclore japonês. Se você é fã do folclore japonês, prepare-se para se sentir ameaçado e intrigado por esses inimigos. Os fãs do jogo anterior se sentirão em casa e também poderão ver alguns inimigos familiares.

Atualmente, o jogo está disponível apenas no PlayStation 4 com multiplayer incorporado diretamente no jogo. Você pode convidar outro jogador para participar e ajudá-lo a derrotar os inimigos ou pode obter ajuda dos personagens de IA de outros jogadores, se eles deixarem um 'cartão de visita' em algum lugar do mundo.

Conclusão:

Nioh 2 merece sua atenção. Ele não pode ser simplificado como mais um "Dark Souls", Nioh já se mostrava mais que isso e sua sequência se mostra ainda melhor do que o primeiro. É muito difícil e, se você desviar os olhos do inimigo por um segundo, o castigo pode levar à frustração. Isso faz com que não seja um jogo para todo mundo, mas se você já jogou e gostou do primeiro Nioh, Nioh 2 é um prato cheio. Se você gosta de cultura e folclore japonês, Nioh é uma experiência incrível. E se você gosta de um desafio, bom, tome um chá de camomila antes de jogar e vá com tudo. Porém, vale sempre lembrar que o jogo é efetivamente um RPG linear e você sempre pode tentar subir suas habilidades e equipamento para deixar as coisas mais fáceis.