O novo remake de Resident Evil 3: Nemesis começa com um estrondo (literalmente). Uma arma biológica gigante e monstruosa chamada Nemesis bate nas paredes de seu apartamento, te derrubando no chão. Sua pequena arma é inútil contra ele. O objetivo dele é simplesmente te matar e ele vai te perseguir incansavelmente pelas ruas de Raccoon City para fazer isso.

Depois de tomar a primeira de muitas agressões, você consegue escapar e se encontra mancando por um beco escuro. Logo à sua frente, há multidões de pessoas correndo pelas ruas destruídas da cidade, fugindo dos zumbis que assumiram o controle. Som de sirenes intermináveis, a água espirrando de um hidrante quebrado e gritaria. O começo do game é bem tenso e demonstra em apenas 10 ou 15 minutos o que o aguarda o jogo inteiro.

A Capcom cunhou o termo "horror de sobrevivência" (Survival Horror) após o lançamento do primeiro Resident Evil, para o então novo PlayStation da Sony em 1996. O gênero ficou conhecido por seus mapas semelhantes a labirintos, quebra-cabeças, capacidade limitada (e às vezes ausente) de lutar voltar e curar, e pouco espaço de inventário - o que significa que os jogadores tiveram que fugir dos monstros com mais frequência do que lutar contra eles.

Isso mudou um pouco com o RE3 original em 1999, o que permitiu aos jogadores revidar mais sem nunca se sentirem no controle. Agora, 20 anos depois - e após o remake amplamente elogiado do ano passado de Resident Evil 2 - ele foi completamente refeito e reimaginado.

A base da história segue a mesma

Os ossos do jogo permanecem os mesmos: Raccoon City é esmagada por um surto de uma doença chamada T-virus, que transforma todos que infecta em um zumbi. Você está jogando a maior parte do jogo como a policial especial Jill Valentine, enquanto ela tenta desesperadamente sobreviver e escapar da cidade infestada - enquanto nosso amigo Nemesis segue por trás.

Jill é membro da equipe do Serviço de Táticas Especiais e Resgate (STARS), uma equipe de elite da polícia no Departamento de Polícia de Raccoon. O STARS estava investigando a fonte do vírus T e o rastreava até uma empresa politicamente poderosa chamada Umbrella Pharmaceuticals.

Esta é uma história longa e complicada que abrange vários jogos. Mas para resumir sem spoilers: a Umbrella é do mal e eles realmente querem destruir todas as evidências de seu envolvimento no surto de T-virus. Jill e seus colegas de equipe sobreviventes no STARS são um pequeno inconveniente, então a Umbrella criou nosso perseguidor Nemesis para matar todos os STARS restantes e encobrir seus rastros.

Mas, além do básico, quase tudo mudou no remake de Resident Evil 3. O jogo obviamente parece mais bonito com gráficos modernos - e os horríveis controles de movimento foram substituídos por um sistema mais instintivo para os jogadores de hoje.

E as novas camadas de detalhes significam que conhecemos os personagens melhor do que nunca - vemos o impacto psicológico que o apocalipse zumbi teve em Jill através de seus pesadelos, e o modo como ela adormece em sua mesa, exausta por sua investigação. E sempre que ela pega uma arma de um zumbi morto ou arrasta uma para fora de um carro para poder dirigi-la, ela pede desculpas.

Mas há muitas diferenças do game de 1999

O novo Resident Evil 3 é uma divertida experiência de horror. Conecta você à história mais rapidamente que o original e é muito acolhedor para novos jogadores. Mas há muitas mudanças em relação ao original - personagens, monstros, quebra-cabeças, locais e pontos da trama foram alterados ou, em alguns casos, removidos. E muitas das mudanças tornam as coisas menos assustadoras.

A câmera modernizada afetou o terror

Como os jogos anteriores da série, o RE3 original usava ângulos fixos de câmera. Isso significava que você estava navegando em Jill de uma perspectiva de terceira pessoa através de um ambiente que você só podia ver de um ângulo - o que fazia sentido com as limitações técnicas do primeiro PlayStation, mas ficou desatualizado à medida que a tecnologia se tornou mais avançada. Para o próximo jogo da série, a Capcom mudou permanentemente para uma perspectiva mais popular por cima do ombro, onde a câmera permanece fixa no personagem.

Mas esses ângulos fixos da câmera fizeram do RE3 original um jogo extremamente assustador e tenso. Além de dicas de áudio, você nunca sabia se um zumbi estava escondido em uma esquina, pronto para atacá-lo e persegui-lo de volta pelo corredor. O remake esconde seus inimigos na escuridão, ou atrás de objetos na sala, mas seus zumbis não são nem de longe tão aterrorizantes quanto quando estavam esperando para pular você para fora da tela.

Salvamentos limitados foram removidos

O jogo original também aumentou a tensão através de seu sistema de salvamento. Os jogadores tinham uma quantidade limitada de fitas de tinta que podiam usar para salvar seu progresso sempre que encontravam uma máquina de escrever, e a ameaça de serem mortos e perder muito progresso realmente aumentava as apostas. No modo fácil, você tem salvamentos ilimitados.

Mas agora, você tem salvamentos ilimitados em todos os níveis de dificuldade (embora seu número de salvamentos tenha impacto na sua nota final no final do jogo). Você nunca perde muito progresso quando morre, o que torna a sobrevivência de cada encontro um pouco menos crítica.

História agora segue apenas um caminho

E uma grande característica que falta no remake é a ramificação dos caminhos da história. Como outros jogos da série, o primeiro RE3 apresentou aos jogadores escolhas que alteraram a história e o final. Isso significava que, embora o jogo tivesse apenas seis horas de duração, você poderia reproduzi-lo até experimentar todos os caminhos e finais da história. Mas você vê tudo o que o remake tem a oferecer após uma jogada, e essa falta de repetibilidade dificulta a justificação do preço de compra de US $ 60,00 internacionalmente, enquanto por aqui segue em R$249,90 na PSN e na Microsoft Store. No varejo podemos encontrar o jogo por um pouco menos de R$190,00 para cópias físicas, enquanto na Steam o game fica bem mais barato, por R$129,00.

Conclusão:

Há uma razão para continuar jogando para os fãs que querem um desafio - se você derrotar o modo hardcore, você desbloqueia duas dificuldades ainda mais difíceis. E, apesar de suas deficiências, ainda é um bom jogo; traz realismo e vida a uma história contada anteriormente com tecnologia limitada de 20 anos de idade. No final, o jogo poderia ser muito mais do que foi de fato. Mexer com jogos antigos muito bem lembrados em Remakes é uma tarefa perigosa e esse Resident Evil 3 não atingiu as expectativas dos fãs do jogo original e por mais que o survival horror tenha sim se mantido, a dificuldade e o terror do jogo que foi uma referência para o gênero caiu bastante. Se trata de mais um game refeito que agrada mais à novos jogadores do que os jogadores do original.