Recebemos para testes a nova versão do Headset high line da Razer: o TIMAT 7.1 V2.2. Segundo o próprio fabricante: "O Razer Tiamat 7.1 V2.2 representa o ápice da total imersão em áudio de jogos, fornecendo som surround por meio de 10 drivers discretos - 5 em cada câmara de ouvido. Domine jogos que dependem de áudio posicional pontual como FPS, onde ouvir exatamente onde seu inimigo está localizado pode significar a diferença entre ser o predador e a presa."

A primeira vista, as dimensões o tornam realmente grande e pesado. Não seria por menos. Acoplar 5 drivers sonoros de alta qualidade em cada câmara de som não é tarefa simples. Após o uso, ele se demonstrou muito agradável. O acabamento é em sua maioria plástico e material sintético que imita o couro. As almofadas de orelha são muito confortáveis e com um isolamento impressionante. Você não escuta nada além do que está sendo reproduzido nos alto falantes. Esta parte realmente me impressionou.

Razer Tiamat 7.1 V2 - em uso
Razer Tiamat 7.1 V2 - em uso

Sua regulagem ergonômica é apenas automática. Não possui aquelas tradicionais micro travas ou algo do tipo. Ele se ajusta a sua cabeça através de uma cinta elástica feita de tecido e material acolchoado revestido, deixando-o muito ergonômico e confortável. Nas primeiras horas ele até aperta um pouco, mas com alguns dias de uso ele se ajustou perfeitamente.

Razer Tiamat 7.1 V2
Razer Tiamat 7.1 V2

Os detalhes estéticos são muito bem elaborados. O que mais chama atenção são os ear cups que deixam os drivers visíveis externamente e ficam protegidos por uma placa de acrílico transparente com iluminação RGB interna.

Razer Tiamat 7.1 V2 - RGB
Razer Tiamat 7.1 V2 - RGB

Isso permite uma gama de personalização, chegando a 16 milhões de cores. É compatível com o Chroma Lighting da Razer, tornando fácil essa customização. Ele também vem equipado com tampas externas adicionais que são fixadas através de ímãs e escondem o detalhe interno, deixando-o bem discreto caso você não seja chegado a "builds" tão coloridas e chamativas.

Outra característica bem interessante é a unidade de controle de áudio remota, muito útil para ajustes rápidos sem precisar acessar o aplicativo de controle de volume no computador.

Razer Tiamat 7.1 V2 - Controle de áudio
Razer Tiamat 7.1 V2 - Controle de áudio

No início achei estranho ter uma caixa externa e relativamente grande para isso. Mas depois de algum tempo de uso, se mostrou realmente prática. Você ajusta o volume principal rapidamente, muta o microfone, alterna com um toque entre som estéreo e 7.1 e até pode fazer aquele ajuste fino de posicionamento no som 7.1 enquanto está jogando.

Detalhes Técnicos

Para deixar tudo bem explicado, seguem alguns detalhes construtivos que podem ajudar o pessoal que quer comparar até os mínimos detalhes:

  • 10x audio drivers
  • Microfone Dobrável
  • Controle de Áudio Externo
  • 1 Conector USB para alimentação
  • 1 Conector 3.5 mm para Microfone e 4 x 3.5 mm para áudio;
  • 10 drivers de Neodímio

Drivers:

Subwoofer

  • 40mm com diafragma revestido em titânio e ímãs de neodímio
  • Resposta de Frequência: 20 Hz - 20,000 HZ
  • Impedância: 16 Ω
  • Sensibilidade @ 1 kHz: 118 dB ± 3dB

Frontal

  • 30 mm e ímãs de neodímio
  • Resposta de Frequência: 20 Hz - 20,000 HZ
  • Impedância: 32 Ω
  • Sensibilidade @ 1 kHz: 115 dB ± 3 dB

Traseiros

  • 20mm e ímãs de neodímio
  • Resposta de Frequência: 20 Hz - 20,000 HZ
  • Impedância: 32 Ω
  • Sensibilidade @ 1 kHz: 118 dB ± 3 dB

Central

  • 30 mm e ímãs de neodímio
  • Resposta de Frequência: 20 Hz - 20,000 HZ
  • Impedância: 32 Ω
  • Sensibilidade @ 1 kHz: 115 dB ± 3 dB

Laterais

  • 20 mm with Neodymium magnet
  • Resposta de Frequência: 20 Hz - 20,000 HZ
  • Impedância: 32 Ω
  • Sensibilidade @ 1 kHz: 118 dB ± 3 dB

Microphone

  • Resposta de Frequência: 100 - 10,000 HZ
  • Sensibilidade @1 kHz: -38 dB ± 3 dB
  • Sinal/Ruído: 58 dB

Cabo: 3 m revestido em fibra trançada

 

Experiência Sonora

Aqui surgiram minhas primeiras dificuldades com ele. Inicialmente minha experiência foi péssima. Ao plugar os conectores e colocar alguma coisa para funcionar, o som estava horrível. Então apareceu a dúvida, como que um produto tão caro poderia ter uma qualidade ruim? Foi o momento de identificar o motivo.

Então vamos lá. Como ele possui 5 drivers praticamente full range por lado, o som fica demasiado concentrado na faixa espectral central, deixando os médios carregados. Ao utilizar o Surround 7.1, isso fica mais discreto, mas no modo estéreo não é nada interessante. Realizei os ajustes no próprio software da placa de som, através do equalizador e alguns filtros, porém ainda assim percebia que não estava ideal. Esperava mais e minha busca continuou.

Razer Tiamat 7.1 V2 - conectores
Razer Tiamat 7.1 V2 - conectores

Foi então que cheguei até o software próprio, o Razer Surround. Após instalar e ativar a versão pro, que é liberada logo após o registro do produto, as coisas ficaram realmente fantásticas. Através dele consegui calibrar todos os drivers para um posicionamento espacial muito mais otimizado, quando no Surround 7.1; e no modo estéreo, com os filtros e equalizador, consegui extrair uma qualidade que até então não conhecia em headsets. Graves ótimos, médios e altos na medida. Simplesmente impressionante.

Já In game a coisa foi um pouco mais trabalhosa. No primeiro momento não consegui identificar toda a imersão espacial. Quem já teve ou escutou um som Surround 5.1 ou 7.1 real de um home theater vai entender o que estou falando. Aqui foram necessários alguns dias de treinamento para conseguir realmente perceber a real imersão. Mas após este período de adaptação e algumas calibrações, as coisas começam a ficar bem interessantes.

Razer Tiamat 7.1 V2 - Microfone
Razer Tiamat 7.1 V2 - Microfone

O que me deixou muito decepcionado foi o microfone. Não consegui fazer ele funcionar de forma satisfatória. Captação muito baixa, ruído de fundo e chiado. Tentei diversas configurações e para ficar utilizável, tive que posicionar o microfone praticamente colado na boca. Mesmo assim deixa muito a desejar. Sugiro uma revisão nele, pois para gamers, vai fazer diferença.

 

Conclusões

É um headset diferenciado. Extremamente robusto e confortável. Sua ergonomia e isolamento acústico são coisas novas, excepcionais. Como mencionei antes, você escuta apenas o som dos alto falantes e absolutamente nada do mundo externo. A parte mais complexa fica pela calibração do mesmo. É bastante trabalhosa no caso do uso em 7.1 real. Sem ela, não consegui identificar o real posicionamento das origens sonoras.

Razer Tiamat 7.1 V2
Razer Tiamat 7.1 V2

Quem utiliza um home theater perceberá que, mesmo o TIAMAT 7.1 fornecendo todas as características para ser 7.1 real, não é algo ótimo. Mas, no momento, é o que temos de melhor na área e se aproxima bastante da realidade. O som estéreo, no caso de músicas, este sim, é qualidade que beira a perfeição. Porém volto a mencionar a necessidade de utilizar o software da Razer Surround para conseguir extrair aquele pontinho no afinamento através do equalizador e filtros.

O microfone é um caso à parte. Com o custo elevado e a finalidade high end deste produto, deveria ser melhor. O ruído de fundo e chiado ficam destacados e não me deixaram nem um pouco feliz.

Meu veredicto: Se você é entusiasta ou gamer assíduo e tem R$ 1.200,00 para investir em um produto high end deste tipo, vá em frente. Não irá se arrepender no quesito qualidade sonora. O Surround 7.1 tem suas limitações, mas possui melhorias reais em relação ao Surround emulado e incomparáveis ao tradicional estéreo.