A Qualcomm não irá mais utilizar os designs de CPU padrão da ARM para o Snapdragon 8 Gen 4. O motivo é a compra da NUVIA, uma empresa especializada em design de CPUs. De acordo com um rumor relatado pelo site wccftech, o Snapdragon 8 Gen 4 será lançado em 2024 com núcleos Phoenix personalizados, mas não foi somente isso que acabou sendo revelado, pois surgiu também a informação sobre a configuração da CPU do chipset.

Configuração de núcleos da CPU do Snapdragon 8 Gen 4

Informações sobre a CPU do Snapdragon 8 Gen 4 são vazadas.
Informações sobre a CPU do Snapdragon 8 Gen 4 são vazadas.

Há algum tempo, a Qualcomm chegou a anunciar que irá utilizar novos núcleos Oryon em seus próximos chipsets Snapdragon. Considerando essa informação, o nome "Phoenix" citado pelo vazador (leaker) Digital Chat Station é provavelmente a arquitetura. De forma parecida com a série A de chipsets da Apple, o Snapdragon 8 Gen 4 terá dois núcleos "Phoenix" e seis núcleos "Phoenix M".

Configuração de núcleos da CPU do chipset Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm. Fonte: wccftech
Configuração de núcleos da CPU do chipset Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm. Fonte: wccftech

Se o Snapdragon 8 Gen 4 utilizar menos núcleos de desempenho, a nova arquitetura da Qualcomm pode não precisar deles para oferecer um bom desempenho single-core e multi-core. O melhor desempenho pode ser influenciado pelo suporte à memória RAM LPDDR6, que aumenta a largura de banda e reduz o consumo de energia.

Outra informação que já foi vazada várias vezes é a produção do Snapdragon 8 Gen 4 utilizando o processo N3M da TSMC.

Nenhuma fabricante de smartphones possui modelos seguros com o Snapdragon 8 Gen 4, diz rumor

Por fim, o vazador Digital Chat Station disse que até o momento, as fabricantes que desejam utilizar o Snapdragon 8 Gen 4 em seus smartphones são desconhecidas. Entretanto, não é difícil adivinhar que a Samsung provavelmente irá utilizar o novo chipset em seus celulares.