No início da semana, a Qualcomm, durante a Mobile World Congress (MWC), anunciou várias novidades direcionadas ao mercado de componentes, em especial a chegada da rede móvel de quinta geração.

A empresa oficializou uma plataforma móvel integrada com a tecnologia 5G. Além disso, a empresa também possui a intenção de levar o recurso aos setores automotivo, IoT e ainda de computadores, tudo através do lançamento do Snapdragon 8cx com suporte a 5G.

Na ocasião, a companhia revelou também soluções de Wi-Fi 6 para celular, computação e ainda veículos conectados.

MWC 2019: Qualcomm anuncia plataforma móvel para rede 5G e Wi-Fi 6.
MWC 2019: Qualcomm anuncia plataforma móvel para rede 5G e Wi-Fi 6.

5G

Em relação ao 5G, a principal novidade da Qualcomm é a Qualcomm Snapdragon Mobile Platform com 5G integrado baseado em um System-on-Chip (SoC) em que possui os modems Snapdragon X50 e X55 5g e ainda ferramentas RF Front-End em um mesmo ecossistema.

Veículos conectados

Para os veículos conectados, a Qualcomm revelou duas plataformas móveis para o setor, uma delas com suporte a 5G e outra no 4G. As duas permitem a comunicação direta entre veículos (C-V2X), como ainda funções de alta precisão multifrequência com navegação por satélite e RF front-End. As plataformas devem ser lançadas em 2021.

Wi-Fi 6

Durante a sua participação na MWC, a Qualcomm ainda oficializou o SoC móvel de alto desempenho QCA6696. A ideia é oferecer conexão wireless rápida e segura, além de eficiente através de um chip que possui acesso MIMO duplos Wi-Fi, que pode suportar hotspot Gigabit no carro e ainda oferecer conectividade em todo o veículo.

Já, para smartphones e computadores, a empresa apresentou o SoC de 14 nm QCA6390, que tem como destaque o suporte ao Wi-Fi 6 (padrão 802.11ax) e Bluetooth 5.1.