Desde que lançou as microtransações para a versão de PUBG Mobile no dia 15 de abril, a Tencent Games — responsável pela publicação do jogo para smartphone — vem querendo encontrar uma maneira mais prática de ganhar dinheiro com o jogo, já que seu rival conquistou uma fórmula de sucesso que o deixou em segundo lugar no ranking de gastos no app do iOS., em apenas três meses.

Agora, parece que encontraram a fórmula, que nada mais é do que o Battle Pass (ou Royale Pass) do Fortnite. Este passe já estava introduzido no jogo para PC, mas na versão mobile só havia ganho na semana passada, e deu muito certo.

O que é o Royale Pass?

O Event Pass. (Imagem: Steam Community)
O Event Pass. (Imagem: Steam Community)

O PUBG ganhou um mapa novo chamado Sanhock, e junto dele veio uma nova maneira de desbloquear conteúdos no jogo: o Event Pass, que foi liberado no dia 22 de junho e tem um tempo limitado. O objetivo da PUBG Corp. é de criar uma jogabilidade que seja totalmente nova, e poder recompensar essa experiência depois. É uma maneira de desbloquear conteúdos do jogo sem precisar do sistema de caixa e chave. 

Para conseguir esse passe, existem duas maneiras: em uma, você joga bastante até conseguir desbloquear temporariamente alguns itens, e até ganha um item especial que é permanente. Na outra maneira, você pode pagar para ter todos os itens desbloqueados para sempre, são $10 dólares para ganhar vários itens de recompensa exclusivos, sendo que ainda pode completar missões para que o passe possa "subir de nível".

O passe é temático do mapa Sanhock, e por isso o passe de evento dura cerca de quatro semanas. Ele vem com novas missões, diárias, semanais e específicas. Assim que terminá-las, as recompensas virão.

Subindo a receita

O mesmo sensor que publicou o sucesso de Fortnite, o sensor Tower Store Intelligence, anunciou que os gastos dos jogadores da PUBG Mobile na primeira semana com o Event Pass, resultou em um aumento de 365% em relação à média de US $ 1,3 milhão que foi conquistada nas últimas semanas. Isto é cerca de US $ 6,1 milhões contando no mundo todo nas duas plataforma, assim como mostra o gráfico abaixo.

O aumento dramático em compra de jogadores com a introdução do Event Pass. (Gráfico: Sensor Tower)
O aumento dramático em compra de jogadores com a introdução do Event Pass. (Gráfico: Sensor Tower)

Esse mesmo efeito nos gastos resultou no aumento de receita. Segundo o sensor Tower, antes do lançamento do passe, o PUBG para celular ficava sempre entre 100 e 150 no ranking de receita dos jogos do iPhone da App Store dos EUA. Com a novidade, ele subiu para o top 50, um enorme crescimento e conquista para o jogo, mesmo ainda estando abaixo do concorrente. 

É bom ver que as coisas estão melhorando para o PUBG, depois de um longo tempo ficando apagado. Atualmente, o sensor Tower diz que a estimativa de ganho está mais de US $ 700.000 por dia em gastos de jogadores nas lojas das ambas plataformas, e em ganhos totais chega a US $ 16 milhões