Durante a Mobile World Congress 2013, a Huawei apresentou o seu novo smartphone, ao qual denominou como sendo o "mais rápido do mundo". O Ascend P2 possui 4,7 polegadas, e é equipado com processador quadcore de 1,5 GHz, compatível com LTECAT4 e ainda alcança velocidade de download de até 150 Mbps.

O aparelho  é equipado com o sistema operacional do Google, o Android 4.1 e conta também com interface de usuário Emotion UI 1.5, ao qual permite personalização de cores de tela, formato de ícones, entre outros complementos.  A bateria do P2 é de 2420 mAh, ao qual possui recurso de redução de consumo de bateria em 30%.

A fabricante chinesa irá começar a comercializar o seu aparelho inicialmente na França, no mês de junho, na qual assinou parceria com a Orange. "Assinamos acordos para ter em primeira mão o iPhone e o Galaxy SIII na França e agora assinamos para ter o P2 em primeira mão também. Estamos ajudando a Huawei, que há é nossa parceira desde 2007, a construir sua marca", declarou o vice presidente sênior da área de Mobile Multimedia e Devices, Yves Maitre. Para o executivo francês, hoje no mercado de devices não há tantos competidores e é preciso trazer inovação para os clientes. "Sempre há um risco para o lançamento de novos produtos e serviços, mas como sabemos, os consumidores estão ficando cansados do duopólio. Por isso essa é a hora certa da parceria com a Huawei", disse ainda Maitre.