A Research in Motion (RIM) pretende lançar na próxima quarta-feira dia 30 de janeiro, nos Estados Unidos o novo sistema operacional dos seus aparelhos, Blackberry 10, tanto para smartphones quanto para tablets. Após o lançamento, a empresa pretende durante o SuperBowl do dia 3 de fevereiro apresentar as novidades durante o intervalo que todos sabem que é milionário. O SuperBowl tem uma média de 100 milhões de espectadores todos os anos.

O Blackberry 10 é considerado pelo mercado como a última bala da RIM para voltar a fincar seus pés em mobilidade, depois do espaço perdido recentemente para concorrentes como Apple, com seu (iOS), e Google, com o Android.

A empresa está criando uma parceria de conteúdo com algumas empresas, no segmento de música e vídeo, Walt Disney Studios, Sony Pictures, Universal Music Group e Warner Music Group. As parcerias de conteúdo são uma parte crucial do esforço para retomar o mercado móvel. 

Apesar da divulgação, as ações da empresa caíam mais de 4 por cento pela manhã (horário local). O analista Michael Walkley, da Canaccord Genuity, disse que as parcerias não eram uma surpresa e que acionistas da RIM estavam provavelmente vendendo o papel para realizar lucros antes do lançamento.

O sistema deve ser lançado em aparelhos de nova geração, funcionando tanto para smartphones quanto para tablets.

E você, já usou um Blackberry ou usa, o que pensa a respeito do novo sistema?