A Microsoft lançou seu sistema operacional móvel para smartphones em outubro de 2010, substituindo o então sistema Windows móbile. Mesmo assim o SO não teve tanta aceitação dos usuários que estavam vislumbrados pelo top de linha iOS e o crescimento avassalador do Android.

A versão 8 do Windows Phone foi lançada em outubro do ano passado, e a soma deste com o Windows 8 (para PCs e Surfaces) fez com que a popularização do novo SO Mobile da Microsoft recebesse uma maior aceitação por parte dos usuários, principalmente pela sincronização entre os aparelhos e todas as facilidades e melhorias que o WP8 fornece.

O site NeoWin divulgou nesta terça-feira uma tabela onde mostra o crescimento do WP8 nos países da Europa, com participação total de 5,4% no mercado em 2012, ante os 2,6% registrados em 2011. Na Itália, a participação total nesta cota é de 13,9%, se tornando o país em que houve maior adoção ao SO da Microsoft. A Inglaterra registrou crescimento de 2,2%, com total de 5,9% do mercado em 2012.

O Windows Phone 8 só não teve crescimento tão alto nos EUA e China, onde ainda reina a dominação esmagadora de Apple e Samsung (países onde estão fincadas as raízes das respectivas empresas). Segundo o site Tudocelular, na China 72% dos smartphones são Android e 21% iPhones.