Vacina para prevenção de Alzheimer pode estar chegando

Equipes de pesquisadores divulgaram grandes avanços na busca da vacina contra o Mal de Alzheimer. Descoberta abre caminho para novas vacinas e tratamentos contra a demência.

Vacina para prevenção de Alzheimer pode estar chegando

A tão esperada cura (ou tratamento) para o Mal de Alzheimer pode finalmente ser realidade. Pelo menos é o que duas equipes de cientistas afirmaram. Os testes foram feitos apenas em camundongos, porém é possível que testes em humanos comecem em breve. O fim dos testes deve levar de 6 a 8 anos, dependendo dos requerimentos feitos pela administração reguladora dos remédios nos Estados Unidos (FDA).

A doença, que provoca demência em pessoas idosas de uma maneira progressiva, surge em torno dos 30 anos, mas costuma se manifestar a partir dos 60 ou 65 anos. Com isso, os pesquisadores acreditam que existe esse período de 30 a 40 anos para proteger o cérebro, que fica vulnerável conforme a idade avança, e até mesmo evitar a aparição do Mal de Alzheimer.

O protótipo da vacina, conhecido como EB-101, feito pelo Centro de Pesquisa Biomédica EuroEspes utiliza uma combinação da própria beta-amiloide (proteína tóxica associada ao Mal de Alzheimer) com outras substâncias para combater a doença. A beta-amiloide provoca a formação de placas senis, que caracterizam a doença, afetando células do cérebro e provocando os sintomas que caracterizam o Alzheimer.

Mas existe uma equipe na Université Laval, CHU de Québec, Canadá, que trabalha em algo semelhante e que já foi largamente testado em ratos de laboratório. Juntamente com a empresa farmacêutica GlaxoSmithKline, o time desenvolveu um composto chamado monofosforil lipídio A, conhecido pela sigla em inglês MPL.

Esse composto agiu contra a degeneração do cérebro, diminuindo a produção das placas senis em até 80% e melhorando a cognição dos camundongos.

Os pesquisadores pensam em duas possibilidades para o MPL. Poderia tanto ser injetado em pessoas para diminuir a progressão da doença quanto ser transformado em vacina, que estimularia a produção de anticorpos contra a beta-amiloide. Com a vacina, poderia se ter uma efetividade maior em promover imunidade natural  em pessoas que já possuem a doença. Também, seria uma medida preventiva se administrada efetivamente.

Review Notebook ASUS Zenbook 14 UX435: Duas telas, bateria top e muito bonito

O Zenbook 14 versão UX435E, acabou de ser lançado e, sim, a ASUS já nos enviou. Testei ele pelas últimas semanas trabalhando diretamente, minha vontade de mostrar essa segunda tela era tanta, mas não podia. Olha só que animal, o touchpad vira uma tela secundária, totalmente personalizável e útil. Vem ver o que o Zenbook 14 de 2021 tem para te oferecer, o que ele traz de novidades e claro, se vale a pena pagar o preço.

Conteúdo relacionado

Motorola Moto G60 é bom em jogos? - Roda Liso
Roda Liso

Motorola Moto G60 é bom em jogos? - Roda Liso

Analisamos o novo MOTO G60 em onze diferentes jogos de Play Store, dentre eles, Free Fire, Fortnite, PUBG, Call of Duty Mobile, Genshin Impact e outros. Como é jogar com o Moto G60?

Cientistas criam
Ciência

Cientistas criam "neurônio artificial" capaz de tratar doenças como Alzheimer

Se trata de um chip de silicone que responde a estímulos elétricos simulando neurônios, podendo então substituir células nervosas defeituosas e tratar doenças degenerativas e lesões diversas no sistema nervoso.

Pesquisa revela que Super Mario 64 ajuda da prevenção do Alzheimer
Games

Pesquisa revela que Super Mario 64 ajuda da prevenção do Alzheimer

Jogos podem prevenir o Alzheimer. Doença ainda não possui cura.

Bill Gates irá doar US$ 100 milhões para acabar com Alzheimer
Microsoft

Bill Gates irá doar US$ 100 milhões para acabar com Alzheimer

Mesmo após várias décadas de estudos na área, ainda não existe um tratamento adequado para diminuir a progressão do Alzheimer.

Boa notícia! Cientistas trabalham em vacina universal contra o Coronavírus
Coronavírus

Boa notícia! Cientistas trabalham em vacina universal contra o Coronavírus

Cientistas trabalham para desenvolver um imunizante contra o novo Coronavírus (Covid-19) que seja eficiente contra as cepas da doença

Projeto de Lei prevê a criação do 'Passaporte Digital de Imunização'; saiba mais
Curiosidades

Projeto de Lei prevê a criação do 'Passaporte Digital de Imunização'; saiba mais

A Câmara dos Deputados está discutindo a criação de um Passaporte Digital de Imunização, documento que será utilizado para confirmar que o cidadão recebeu a vacina contra o Covid-19.