Os rumores de que a Apple planeja lançar iPhone de baixo custo estão aumentando. A empresa cuja a marca é a mais valiosa do mundo, pretende aumentar a sua penetração no mercado emergente, o rumor que todos comentam é que seja criado um iPhone Mini, com custo reduzido.

Segundo a China Mobile, a reunião ocorreu em sua sede, em Pequim, durante a visita de Cook ao país, a segunda em menos de um ano. A operadora, no entanto, não divulgou detalhes do encontro, citando um "acordo de confidencialidade". 

Até então os produtos da Apple eram de preços elevados comparados com concorrentes, aqui no Brasil os aparelhos são uns dos mais caros e desejo de consumo de muitas pessoas. 

O iphone mais barato viria com tela e processador com menos capacidades, para redução dos custos, e haveria também uma redução nas margens do fabricante. Alguns analistas afirmam que o dispositivo poderia chegar ao preço de US$ 199, bem inferior ao preço do iPhone 4, para competir com os aparelhos Android, que estão dominando todos os mercados. 

A falta de acordo com a China Mobile vem prejudicando a Apple nos últimos meses porque leva os usuários a outras marcas de smartphones, como a Samsung Electronics e a Lenovo. As negociações entre a Apple e a China Mobile já se arrastam há anos, emperradas por questões de divisão de receita.

A China Mobile usa uma rede 3G diferente da utilizada no resto do mundo, e alguns especialistas afirmam que a Apple talvez vá esperar que a nova rede se prove comercialmente viável antes de lançar o iPhone na operadora.