Segundo o grupo de pesquisa Strategy Analytics, a Samsung Electronics deve ampliar a vantagem sobre a Apple no mercado de smartphones.

As informações do estudo são de que ao todo devem ser vendidos 875 milhões de celulares em todo o mundo neste ano. Este valor representa 27% de crescimento em relação a 2012. Este número é relativamente grande, mas a taxa de crescimento caiu comparada com os 45% de crescimento em relação a 2012 para 2011, o que é um tanto natural devido a proporção de pessoas que já possuem um ou mais aparelhos celulares. Está leve desaceleração, de acordo com o relatório da consultoria, se deve ao início de uma saturação do mercado em países como os Estados Unidos e também na Ásia, incluindo a China.

O estudo indica que a Samsung deve vender 290 milhões de celulares, contra 215 milhões alcançados no ano passado. O aumento, de 35%, supera o da Apple. A empresa fundada por Steve Jobs registrará, segundo a Strategy Analytics, uma elevação de 33% e atingirá 180 milhões de celulares vendidos em 2013.

A Apple - a mais valiosa companhia de tecnologia do mundo - e a Samsung - a mais valiosa da Ásia - concorrem ferozmente no mercado mundial de aparelhos móveis, embora a Samsung seja também fornecedora de componentes à Apple.

O que ainda é problema aqui no Brasil são as altas taxas tributárias sobre produtos importados que elevam os preços à estratosfera, assim impossibilitando a compra destes aparelhos mais sofisticados para muitas pessoas.