A Apple não para. Após divulgar nos Estados Unidos o iPad mini, em outubro, já prepara um novo lançamento para o mercado de tablets. É o novo iPad 5 que está por vir, e que deverá ser mais leve e mais fino que seu antecessor.

De acordo com notícia publicada pelo blog japonês Macotakara, lançamento da nova versão deverá ocorrer em março de 2013, com produção já a partir de janeiro. Enquanto isso, os brasileiros ainda aguardam o iPad mini, que deverá desembarcar por aqui em breve. A Apple pretende comercializar seus novos tablets por aqui, se aproveitando do mercado crescente deste tipo de equipamento em todo o mundo.

De acordo com a empresa de consultoria IDC, metade dos tablets comprados pelos brasileiros tem tela com tamanho próximo a 7 polegadas, e é nesse nicho que a empresa da maçã quer se fortalecer, após o lançamento do iPad mini. Ainda segundo a IDC, 2,6 milhões de tablets serão vendidos até o fim de 2012. Para o próximo ano, estimativa é de que o mercado brasileiro supere a marca de 5 milhões de unidades, incluindo empresas, universidades públicas e privadas e governo federal. Só o Ministério da Educação deverá entregar 900 mil unidades às escolas públicas.

A queda nos preços também estimula o setor. Há dois anos o preço de um tablet era de aproximadamente R$ 2.000,00, enquanto que, hoje, o preço médio destes aparelhos não chega a R$ 1.000,00. Os que mais vendem no país atualmente ainda são os aparelhos menos potentes, que contam apenas com rede Wi-Fi e tela com tamanho de até 7 polegadas, sem a tecnologia 3G.