Golpe na internet visa usuário do Instagram

Um novo golpe está perseguindo usuários do serviço de compartilhamento de fotos Instagram.

Por | @oficinadanet Segurança digital

Um novo golpe está perseguindo usuários do serviço de compartilhamento de fotos Instagram. Conforme um relatório divulgado na última quinta-feira (22), pela empresa de segurança Symantec, os cibercriminosos estão enviando spam através do sistema de comentários do próprio Instagram, na mensagem, um convite para baixar games de forma gratuita através de um link de site.

Segundo Ben Nahorney, analista de ameaças de segurança virtuais da Symantec, o link leva o usuário a um site de vídeos, ao qual exige uma assinatura paga para que seja possível a exibição do conteúdo. Para a realização do cadastro é necessário informar o número de celular. Conforme Nahorney, que usou sua própria conta para demostrar o golpe, após abandonar  a página, o número de seguidores havia dobrado na sua conta do Integram.

Os novos seguidores contavam com as mesmas características do perfil que havia enviado o spam, ou seja, imagens de mulheres atraentes.  "Embora os links encurtados fossem diferentes em cada perfil, todos eles levavam a um mesmo site", escreve Nahorney, no relatório. "Este tipo de ataque pode levar a outros ataques de phishing", diz Nahorney. 

O golpe encontrado no Instagram, segundo o relatório da Symantec, não instala programas maliciosos no sistema, apenas tem o objetivo de direcionar o usuário ao site de víedeos pagos. A cada usuário que é enviado, o cibercriminoso arrecada uma certa quantia em dinheiro.

Mais sobre: golpe instagram
Share Tweet
Recomendado
Comentários
Carregar comentários
Destaquesver tudo
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar