Windows 8: Mudanças Discretas

O Windows 8 chegou com mudanças radicais, transformando vários conceitos em sua interface e exibindo à concorrência que está alinhado às mais diversas tecnológicas. Mas também foram implantadas alterações simples que passam quase despercebidas aos olhos dos usuários. Abordarei algumas delas!

Por | @priorandre Windows

EXCLUINDO ARQUIVOS

Quem é que se lembra da redundância de informação ao excluir um arquivo?  Botão direito > excluir >“Deseja realmente enviar o arquivo para a lixeira?” > Sim. Muitos usuários não gostavam desta mensagem, pois se você opta por excluir um arquivo, é provável que você tenha certeza disso. Pelo que parece a Microsoft entendeu que seu público não é tão iniciante quanto antes, removeram a mensagem de “Deseja realmente (...)?”, agindo logo conforme o comando do operador:

Windows 8: Mudanças Discretas

Selecionando a ação.

Windows 8: Mudanças Discretas

Respectivamente a ação realizada.

Windows 8: Mudanças Discretas

Isso só ocorre ao enviar um arquivo para a lixeira. O comando “Shift+Delete” questionará sobre sua real intenção, que continua sendo uma boa ideia, pois a exclusão será permanente.

Windows 8: Mudanças Discretas

 

TRANSFERÊNCIA DE ARQUIVOS

Novidades ao transferir arquivos. Agora ao mover um arquivo de local no disco, o Sistema cria um gráfico com percentual de transferência, estimativa de tempo e bytes restantes. Bem bonito de se ver! Afinal é pra isso que serve: Tomar a nossa atenção enquanto ficamos estagnados na torcida pelo sucesso hehehe.

Windows 8: Mudanças Discretas

Go!Go!Go!

Windows 8: Mudanças Discretas

O modo com que o Windows calcula o tempo de transferência ainda engana! hehe

Windows 8: Mudanças Discretas

Mas devemos considerar que o hardware e os processos em execução podem causar ocilação no tempo de transferência.

MENU INICIAR OCULTO

Confesso que ainda não sei se a Microsoft fez bem de tirar o botão do Menu Iniciar. Fico imaginando como orientaremos as pessoas que ainda não tem habilidades em informática a encontrar os aplicativos escondidos:

  • Olhe para o teclado, encontre uma tecla com uma bandeira do Windows e pressione-a. (Acredite, conheço muita gente que pode demorar mais de um minuto para encontrar).

 

NOVIDADES NO PAINEL DE CONTROLE

Windows 8: Mudanças Discretas

File History: É um novo aplicativo do sistema que promete analisar o versionamentos dos arquivos na pasta do usuário e oferecer suporte à restauração de versões anteriores.

BitLocker Drive Encryption: Não é exatamente uma novidade, mas muitos não conheciam o sistema extra de encriptação que a Microsoft proporciona desde algumas versões no Windows Vista, mesmo porquê nunca esteve em evidência como nos dias de hoje. Conforme informado no site oficial, é responsável pela encriptação de senhas e documentos automaticamente ao serem salvos no disco. Para isso, é necessário acessar o aplicativo e ativá-lo.

Storage Spaces: Oferece apoio na configuração e utilização de mais de um disco de dados. O famoso “HD para Dados” adotado por diversos usuários, em caso de falha do Sistema Operacional os arquivos permanecerão intactos por estarem alocados em um disco diferente.

 Windows 8: Mudanças Discretas

Vou ficando por aqui, espero que tenham gostado do artigo. Em breve retornarei com novidades sobre o Windows 8, quem sabe até um vídeo.

Caso tenham dúvidas ou interesse em compartilhar assuntos, utilizem os campos de comentários!

Até mais.

Mais sobre: guiadowindows8, windows8, mudanças no windows 8
Share Tweet
Mais compartilhados
Comentários
  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER

    As melhores publicações no
    seu e-mail

  • Preencha para confirmar