A NASA anunciou na última segunda-feira que irá enviar uma nova sonda a Marte em 2016. O anúncio, que chegou após duas semanas do bem sucedido enviou do robô Curiosity, tem desta vez, a missão de estudar a área subterrânea do Planeta Vermelho.

O novo robô, que ao contrário do Curiosity, que conta com seis rodas que percorrerá por dois a superfície de Marte, o InSight, como está sendo chamada a sonda, não terá mobilidade, ele apenas irá perfurar a superfície do planeta.

De acordo com a NASA, após a sua chegada, prevista para setembro de 2016, o InSigth irá atingir "as profundezas de Marte para descobrir por que o Planeta Vermelho evoluiu de forma tão distinta da Terra".

O Insight, igualmente ao Curiosity, será concebido como também fabricado no JPL (Jet Propulsion Laboratory) de Pasadena (ao leste de Los Angeles). O custo de sua fabricação irá girar em torno de 425 milhões de dólares, diferente do Curiosity, que custou 2,5 bilhões de dólares.

 "O conhecimento do subsolo de Marte e sua comparação com a Terra ajudará os cientistas a entender melhor como se formam e evoluem os planetas rochosos", assinalou a agência espacial americana, que tem como objetivo determinar se o núcleo de Marte é sólido ou líquido e também o porque de sua superfície não ter em sua composição placas tectônicas móveis, igualmente a Terra.

"A exploração de Marte é uma das prioridades da NASA e o InSight garante que vamos continuar decifrando os mistérios do Planeta Vermelho para estabelecer as bases de uma futura missão humana", declarou o chefe do centro espacial, Charles Bolden.