Pedro Franceschi é um jovem de apenas 15 anos apaixonado por tecnologia. O rapaz, que com apenas 13 anos palestrou em eventos como o TEDxSudeste, conseguiu mais um feito memorável recentemente: fazer o Siri do iPhone 4S entender o nosso idioma.

Apesar de tocar a maioria dos seus projetos sozinho, dessa vez, devido à complexidade do projeto, Pedro contou com a ajuda de dois amigos: Micael Silva e Luiz Sardinha. Juntos, eles conseguiram fazer o assistente de voz do iPhone 4S interpretar corretamente as mensagem em português, apenas usando um proxy, sem a necessidade de realizar um jailbreak.

Para isso, Pedro e seus amigos usaram como base o reconhecimento de voz do Dragon Dictation, que já funciona muito bem em PT-BR e utiliza a tecnologia da Nuance, a mesma empresa que fornece a tecnologia usada no Siri. Usando o SiriProxy, desenvolvido pelo usuário plamoni, Pedro conseguiu criar um desvio para que o áudio pudesse ser transformado antes de chegar aos servidores da Apple.

Devido a esse desvio, infelizmente acontece um delay e o tempo de resposta do aplicativo fica um bocado mais lento. A fala da resposta do Siri permanece em inglês, mas o texto que aparece na tela já vem em português.

 

Pedro ainda comenta:

O hack, no momento, não tem como ser disponibilizado para o público por questões técnicas. Existem umas 10 integrações com diferentes APIs e modelos matemáticos para obter esse resultado, e é muito difícil encontrar uma forma de disponibilizar isso no momento. Porém, assim que o Jailbreak do iPhone 4S estiver disponível, trabalharei arduamente para fazer o Siri em Português brasileiro funcionar no iPhone 4S, não dependendo assim da Apple para isso! :)