Quem pertence a uma geração da década de 70, com certeza deve lembrar dos primeiros videogames. No ano de 1972, Nolan Bushnell e Ted Dabney fundaram a Atari, uma empresa do ramo de entretenimento eletrônico.

Para tanto, foi só em 1977 que o console de maior sucesso da empresa surgiu. O aparelho, inicialmente nomeado de Atari VCS (Video Computer System), acabou sendo renomeado de Atari 2600, quando surgiu o Atari 5200.

O console foi um sucesso e recebeu um grande número de jogos, hoje, claro, considerados praticamente da pré-história. Muitos de vocês ainda devem lembrar  do "Polícia e Ladrão" (Keystone kapers) e o Esconde-Esconde (sneak’ N Peek).

Apesar do grande sucesso, no ano de 1983, com a baixa da qualidade de muitos títulos, os consumidores acabaram perdendo o interesse e a empresa acabou perdendo o seu grande prestígio.

A empresa já passou por altos e baixos nos últimos tempos, como também já foi adquirida por várias outras companhias. Hoje, seu principal ramo é a produção de jogos para celulares.