Agora os usuários de telefonia celular possuem mais uma opção, cancelar o recebimento de mensagens publicitárias das operadoras. Entre os dias 20 de junho e 20 de setembro os clientes deverão receber uma mensagem das operadoras informando os procedimentos para que as mensagens publicitárias sejam canceladas.

A nova determinação partiu da agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foi enviada na semana passada para todas as operadoras por meio de um ofício. A mensagem que os usuários deverão receber constará o seguinte informativo: "Por determinação da Anatel, caso não queira receber mensagem publicitária desta prestadora, envie SMS gratuito com a palavra SAIR para [número de envio da mensagem]".

Assim, se o cliente desejar não mais receber mensagens da operadora, deverá enviar a palavra "SAIR" para o número descrito.

Este assunto foi tratado em reunião em março deste ano. Na ocasião, as operadoras alegaram que as mensagens de cunho publicitário, no geral, são para informar sobre a divulgação de benefícios ao usuário. A Anatel, mesmo reconhecendo isso, ressaltou que é necessário respeitar a vontade de receber ou não mensagens por parte dos clientes.