Patricia Dickson, professora de pediatria da Universidade da Califórnia em Los Angeles alega que sua personalidade e suas ideias foram usadas na criação de Halo: Combat Evolved.

A professora comenta que ela é a "Cortana e outros personagens", pois alguns anos atrás foi amiga de um dos fundadores da Bungie que é a dona do jogo.

Segundo Dickson, o amigo Jason Jones teria comentado naquela época sobre fazer um jogo sobre ela e sobre suas ideias referentes aos aliens. Jones comentou a notícia dizendo que eram sim amigos, mas não falou mais sobre o assunto.  

Dickson comunicou "Eu me senti usada, eu havia dito: pare de falar sobre o jogo; quero ouvir sobre se você quer namorar comigo. Estava totalmente confusa. Ele estava disposto que eu ajudasse ele com este jogo. Então, eu me desliguei nesse ponto e tive um ataque de pânico. Então eu fui embora".

Embora ela não entenda como contribuiu para criação do jogo porque o seu amigo sofre de uma amnésia dissociativa. Relembra que na realização de sessões de terapia comentavam sobre as experiências apresentadas em Cortana e também sobre as outras encenações presentes em Halo.

Patricia Dickson
Patricia Dickson

A professora afirma que quer apenas neste caso chamar a atenção para os efeitos do distúrbio de amnésia dissociativa e não deseja nenhuma compensação monetária ou qualquer outro benefício com essa divulgação.

Patrícia relatou que nunca jogou Halo, ficou sabendo apenas do seu lançamento no ano de 2004 e passou a assistir alguns gameplays pelo YouTube e posteriormente passou a ler os livros de Halo.