O OnePlus 5 foi lançado essa semana e já está dando o que falar. O novo matador de flagships da OnePlus chega com hardaware de ponta para encarar seus concorrentes, possui processador Snapdragon 835 com 8GB de memória RAM, cujo desempenho promete ser espetacular. Mas uma acusação vinda da Google está gerando polemica em torno do smartphone. A OnePlus teria alterado os resultados de benchmarks do smartphone.

A empresa está sendo acusada de utilizar métodos ilegais para obter uma pontuação maior nos testes sintéticos e de performance. Sendo assim, o smartphone estaria utilizando um perfil "overclockado" forçando o processador a trabalhar em uma frequência maior que a oficial. Desta forma, o desempenho padrão do aparelho não é demonstrado e ainda pode resultar no superaquecimento do hardware e na pouca durabilidade do produto.

O CEO da OnePlus em uma nota oficial comentou:

"Nós conseguimos que, ao executar aplicativos de benchmark, o telefone executa o mesmo que quando usa aplicativos intensivos em recursos, como jogos 3D. Também ativamos completamente o nosso chipset em outras partes do OxygenOS, por exemplo, ao lançar aplicativos para tornar a experiência de lançamento mais rápida e suave. Não estamos facilitando o desempenho do chipset, por exemplo, mudando para uma menor resolução ao detectar um aplicativo de benchmark. Não estamos alterando o desempenho do nosso chipset, por exemplo, ao overclocking. Quando os usuários executam aplicativos de benchmark, que eu concordo não são um proxy útil para o desempenho da vida real, acreditamos que eles querem ver o potencial total de seu dispositivo sem interferência de adulteração. É isso que desbloqueamos. Todas as OEM's possuem perfis de desempenho proprietários para seus dispositivos, agradeço que tenhamos um entusiasta tecnológico, mas sinta-se livre para dar uma olhada por aí".

 

Manifestação da Google

A Google se manifestou através de Tim Murray, engenheiro de software sênior e um dos chefões da divisão de performance Android, que através do Twitter fez diversas postagens criticando a maneira como o OnePlus foi desenvolvido.

Murray publicou "Detecção de apps e aumento da frequência mínima do processador. Meu Deus". Inconformado comenta "Isso logo depois de eu falar com um monte de fabricantes Android e dizer especificamente para que eles nunca fizessem isso?.

Segundo o engenheiro, a Google vem tentando proibir essa prática, mas "é difícil detectar isso quando alguém resolve ser mais sorrateiro". Justifica ainda dizendo que qualquer modificação feita neste sentido pode detonar a bateria do smartphone e sua proteção térmica, diz ser uma prática muito arriscada.

Acusação do Fórum XDA

Os desenvolvedores do fórum XDA fizeram a mesma acusação a OnePlus, pois conseguiram detectar a trapaça em benchmarks. A empresa estaria mesmo apresentando falsos resultados para conseguir uma pontuação maior do que outros smartphones com mesmo hardware.

O software do aparelho OnePlus 5 detecta quando o usuário executa, por exemplo, o AnTuTu, GeekBench ou GFX Bench, conseguindo forçar o hardware para conseguir apresentar notas bem altas.

Gráfico XDA
Gráfico XDA

O sistema de trapaça consegue manter o Snapdragon rodando a 2,45 GHz enquanto o benchmark estiver aberto. Com isso, o OnePlus 5 alcança uma pontuação maior do que outros aparelhos com o mesmo chipset da Qualcomm. Essa velocidade só poderia ser alcançada em 25% do tempo.

Gráfico XDA
Gráfico XDA

A empresa, desta forma, consegue passar para o consumidor uma falsa ideia de que seu smartphone OnePlus 5 seja o mais veloz do mercado.

É lamentável que a OnePlus ainda esteja apelando para este tipo de prática enganosa, sendo que seu produto tem muito mais a oferecer, não necessitando apresentar altos números em ferramentas de testes sintéticos.