As novas tecnologias têm mudado muito nossas vidas, estamos boa parte de nossos dias conectados, seja ao computador ou a Smartphones. Esse grande tempo conectados tem tornado cada vez menos privadas nossas vidas. Pois a maioria dos momentos que vinvenciamos são compartilhado nas redes sociais, seja através de check-in’s ou de fotos. Foto essas, que são motivo de nosso artigo, bom não necessariamente fotos, mas as câmeras que capturam as mesmas.

Hoje, as câmeras dos Smartphones possuem cada vez mais tecnologia, sendo capazes de tirar fotos com qualidade surpreendentes.

Mas chega de enrolação e vamos direto aos truques, que esses brinquedinhos escondem.

1 - Visão infra vermelho  

Câmera do celular é capaz de capturar a luz infravermelho do controle remoto.
Câmera do celular é capaz de capturar a luz infravermelho do controle remoto.

Se você mirar o controle remoto da sua TV para a câmera, em alguns modelos de Smartphone será possível visualizar esta luz na sua tela, mesmo que totalmente distorcida. Lamento decepcionar, mas talvez a única função disso seja a de verificar se as pilhas do controle estão boas. Isso ocorre porque as câmeras tem a capacidade de captar frequências de cores que são invisíveis a olho nu. Nem todos os modelos de Smartphone vão conseguir captar este feixe de luz, o motivo é que algumas câmeras mais modernas possuem filtros superiores, que servem para capturar imagens com maior qualidade, fazendo com que esses feixes sejam ignorados.

2 - Sua câmera telescópica 

Foto das células de uma cebola vista pelo microscópio, foto tirada do celular.
Foto das células de uma cebola vista pelo microscópio, foto tirada do celular.

Posicione a lente da sua câmera em um microscópio, telescópio ou binóculo, que as fotos são tiradas com precisão nos detalhes. Claro, dentro das limitações dos MegaPixels da sua câmera. Mas as imagens ficam realmente boas.

3 - Super Slow Motion 

 As câmeras de celular possuem alguns defeitos, um deles é quando se tenta tirar uma foto de um objeto em movimento, as fotos acabam sempre ficando borradas, isso acontece porque os sensores dessas câmeras são muito lentos, em relação a velocidade do objeto que se quer capturar. A velocidade de obturação acaba distorcendo as imagens, pois tenta juntar vários quadros em uma única imagem. Porém nos aproveitando dessa falha, quando gravamos algo que se move muito rápido, a tentativa de ajustes nos quadros, faz com que as imagens apareçam em nossa tela em slow motion. Como podemos ver neste vídeo, onde as cordas do violão aparecem em câmera lenta.

4 - Imagens em Panorama

Imagens tiradas em panorama.
Imagens tiradas em panorama.

 Algumas câmeras de celular oferecem esse recurso, mas existem aqueles que necessitam de aplicativos de terceiros para conseguirem tirar fotos em panorama, essa função pode produzir imagens realmente incríveis, principalmente se você usar elas durante o trânsito. Mas claro, se você não estiver dirigindo, pois não é legal usar o telefone enquanto dirige, muito menos tirar selfies.

5 - Fotos com o Botão Volume

É acredite, a maioria dos Smartphones tem essa função.
É acredite, a maioria dos Smartphones tem essa função.

 Você já deve ter passado trabalho tentando tirar uma selfie não é mesmo. Ter que tocar a tela ou aquele botão virtual e a imagem ficar desfocada ou tremida, bom, um saco. Mas você sabia que pressionando qualquer um dos botões de volume você captura fotos? Isso mesmo, tive essa mesma reação quando descobri. Na maioria dos aparelhos Android e iOS, as imagens da câmera tanto dianteira como traseira podem ser capturadas apenas com o toque nos botões de volume.

6 - Fone de selfie!?

Selfies tiradas com o botão de volume do fone de ouvido.
Selfies tiradas com o botão de volume do fone de ouvido.

 Também é possível capturar imagens pressionando os botões de volume do seu fone de ouvido. Porém não sou todos os modelos que são compatíveis. Muitos fones também não possuem estes botões, já fones que funcionam através de bluetooth também não funcionam. Mas para isso existem outras ferramentas que realizam esta função.

7 - Escaneando Negativos

Scan de negativos com filtros do Instagram.
Scan de negativos com filtros do Instagram.

 Essa não é a maneira correta de se fazer, mas caso você realmente queira, você pode usar a função negativo da sua câmera para tornar os negativos visíveis, usar filtros de negativo, como por exemplo o do Instagram nas imagens que você tirou ou usar aplicativos que façam isso pra você, como o HELMUT Film Scanner.

8 - Faça Clones seus

Mova os objetos durante o panorama para duplica-los.
Mova os objetos durante o panorama para duplica-los.

 É, isso talvez não seja uma ideia muito boa, mas vamos lá. Com o modo panorama, peça pra alguém tirar a foto, então se mova até outro ponto, e peça que a pessoa acompanhe sua trajetória até ele, é importante que a pessoa faça isso devagar, e você fique esperando no ponto final, então você estará em dois quadros diferentes, que serão unidos pelo modo panorama. No exemplo, eu mudo o aparelho celular de lugar, então pego ele duas vezes no mesmo quadro, no caso panorama.

9 - Leitor de código de barras

Leitores de QR Code e Código de barras.
Leitores de QR Code e Código de barras.

 A câmera de seu celular pode funcionar como uma leitora de código de barras ou de QR code, para isso existem muitos aplicativos, principalmente aqueles de internet banking, que leem os códigos de barras de seus boletos, para facilitar o pagamento online. Além de muitas  outras utilidades para estas funções.

10 - O Oráculo

Google Tradutor, traduzindo imagens.
Google Tradutor, traduzindo imagens.

 Desta vez com a ajuda de aplicativos de terceiros, é possível traduzir imagens, fotos e textos, a partir da sua câmera. O Google Tradutor, oferece a ferramenta de tradução para imagens, então basta apenas tirar uma foto que ele traduz pra você. Já o Amazon's Flow, é capaz de reconhecer objetos, lugares e até mesmo textos, dando-lhe as referências sobre quase tudo.

E aí gostou dos truques que a câmera do seu celular esconde? Sabe algum outro? Admita você também não sabia que dava pra tirar selfie apertando no botão do volume. Bom, comenta pra gente aí se curtiu o artigo ou se conhece outros truques.