Na terça-feira (23), a Agência Espacial Americana (Nasa), está planejando uma caminhada de emergência do lado de fora da Estação Espacial Internacional (ISS). A intenção é substituir um computador que apresentou defeito no último sábado. Este é um dos dois computadores que são responsáveis pelo controle dos sistemas importantes da estação, como radiadores, painéis solares e circuitos de refrigeração.

Estação Espacial Internacional
A Estação Espacial, desde o sábado, está dependente de um sistema de backup. A tripulação atual do laboratório orbital, que é composta por cinco membros dos Estados Unidos, França e Rússia, de acordo com a Nasa, não corre qualquer risco.

Peggy Whitson, atual comandante da estação, juntamente com o engenheiro de voo Jack Fisher, serão os responsáveis pela tarefa, que deverá durar duas horas. No domingo, Whitson, testou o equipamento que irá substituir o computador com problemas. Ele foi instalado em 30 de março.

Medidas que envolvem uma caminhada de emergência não são comuns, a última ocorreu em dezembro de 2015, quando dois astronautas americanos deixaram a estação para libertar os freios de um braço robótico.

Vale notar que a ISS é formada por uma tripulação rotativa composta por astronautas e cosmonautas. Ela serve como um centro de pesquisa para biologia, ciência de materiais e ainda experimentos físicos, bem como servir de campo de observações astronômicas e sensoriamento remoto da Terra.

Fonte: Blog da Nasa