O primeiro lançamento militar da empresa privada americana, conhecido como NROL - 76, um foguete da SpaceX, decolou na segunda-feira, dia primeiro de maio, para o espaço contendo uma carga secreta do governo dos Estados Unidos.

A parte principal do foguete, que possui os propulsores desprendeu-se após nove minutos do lançamento, aterrissando na base de Cabo Canaveral.

Segundo o narrador da transmissão ao vivo durante toda operação, "Foi outro dia excelente para SpaceX, quando a primeira fase do foguete tocou a superfície na Zona de Aterrissagem 1, foi algo lindo de se ver".

National Reconnaissance Office, o mesmo que opera e produz os satélites de espionagens para os EUA, partiu com a carga a bordo do foguete Falcon às 08h15 no horário de Brasília.

O lançamento foi um sucesso, o foguete fez um enorme arco durante sua trajetória e após dois minutos e meio a primeira fase se desprendeu do segmento que transportava a carga secreta, fazendo com que este permanecesse no espaço.

A SpaceX já realizou outras experiências, e todas foram bem-sucedidas, envolvendo lançamentos de foguetes que retornaram à Terra depois de lançar a carga em órbita. O lançamento deveria ter sido realizado no domingo, mas como ocorreram problemas no último minuto, nos sensores dos foguetes, teve que ser adiado.

Poucas informações se tem sobre o que cotinha a carga, segundo a SpaceX, " a NRO não fornece informações sobre os contratos pois trata-se de assuntos políticos".