O aplicativo disponibiliza aos usuários a opção de ler e enviar mensagens sem precisar usar as mãos para isso. Veja a seguir como fazer:

Ler mensagens no Android

Você pode enviar mensagens do WhatsApp utilizando apenas comandos de voz. Basta falar "Ok, Google" ou clicar no ícone em formato de microfone. 

Diga de forma bem clara: "Enviar uma mensagem de WhatsApp".

Após, o Google irá perguntar para qual contato deseja enviar a mensagem, então diga o nome exatamente como está na lista dos seus contatos. Depois do contato escolhido, diga a "mensagem" que deseja enviar e pronuncie exatamente "enviar".

Ou, é possível simplificar o processo e executá-lo em uma única vez, como; "Ok, Google. Envie uma mensagem no WhatsApp para Fernanda Beling falando:" Tá chovendo hoje".

Pronuncie cada palavra da forma mais clara possível e tente não enviar mensagens muito longas. Para Android o aplicativo só funciona através do comando de voz para enviar mensagens. Se seu dipositivo tem o comando OK Google ativo, basta chamá-lo. Caso contrário, pressione e mantenha pressionado o botão Home, até que abra o assistente.

Ler mensagens no iOS

O aplicativo do WhatsApp deve estar atualizado na versão mais recente do sistema operacional, confira se seu iPhone possui a versão iOS 10.3. Agora, em "Ajustes", ative a Siri, configurando a opção "Hey Siri", permitindo assim que a assistente ative automaticamente seus comandos de voz e tenha acesso ao aplicativo de mensagens WhatsApp.

Você pode solicitar a assistente que leia sua última mensagem recebida no WhatsApp, basta falar "Hey Siri, ler última mensagem recebida pelo WhatsApp".

Lembrando que só é possível ver a última mensagem recebida no WhatsApp, pois o aplicativo não permite fazer pesquisas de mensagens.

Em caso de enviar uma mensagem a algum de seus contatos, apenas diga "Hey Siri, enviar mensagem para [contato x] por WhatsApp".

Em seguida, vai lhe perguntar "O que você quer dizer? " Lembrando que é necessário dizer pausadamente e de forma bem clara para que a assistente possa entender perfeitamente o que deseja enviar.

Este recurso de ler e enviar mensagens pelo WhatsApp sem precisar tocar no smartphone é muito utilizado pelos motoristas que estão no trânsito. Pois é proibido utilizar smartphone enquanto dirigimos, e está função permite utilizar o aplicativo de uma forma mais segura.

Teste aí no seu aparelho e veja se funciona certinho. Qualquer dúvida, comente abaixo.