Na quarta-feira (5), o YouTube anunciou o seu próprio serviço de TV a cabo. Nomeado de "YouTube TV", o serviço terá assinatura mensal de US$ 35 (cerca de R$ 110), com programação completa das principais emissoras americanas de televisão como a ABC, CBS, Fox e NBC.

"O YouTube TV foi criado  especificadamente para as necessidades de uma nova geração de fãs de TV, que desejam assistir ao que quiserem, quando quiserem, sem compromisso", disse Susan Wojcicki, diretora executiva do YouTube.

O serviço do Google, diferente da TV por assinatura, que necessita a instalação de cabos, antenas e outros equipamentos, funciona por streaming, semelhante a Netflix. A grande sacada é que o conteúdo pode ser visto também pelo smartphones, computador e tablet, não ficando preso somente a TV.

Diferentemente da Netflix, o novo serviço do YouTube não conta com produções disponíveis para assistir. Uma mesma conta pode ser dividida com no máximo seis perfis.

Para completar, o YouTube TV conta com mais de uma opção de plano. O básico sai por US$ 35, com acesso a 40 canais e mais dois que podem ser adicionados mediante pagamento à parte. Já o plano completo custa US$ 61. Os novos assinantes possuem um mês gratuito para testar a plataforma.

Inicialmente, a novidade está sendo disponibilizada apenas em algumas cidades norte-americanas como Nova York, Los Angeles, São Francisco, Chicago e Filadélfia. Ainda não previsão para a chegada em outros países.