A EA pode ter encontrado um meio para que dois jogadores disputem uma partida mesmo que um deles não tenha adquirido o tal mapa vendido como um DLC.

"Há um ponto específico das sugestões (feitas pela comunidade) que temos observado já há algum tempo: o possível atrito no jogo entre amigos quando alguns possuem o Passe Premium de Battlefield 1 e o outro não", disse o produtor Andreas Skoglund. "Disso depende a nossa ambição de assegurar que todos os mapas do jogo tenham tantos jogadores quanto possível para garantir uma boa experiência a todos".

O sistema, nomeado de "Premium Friends", irá funcionar garantindo que, desde que pelo menos uma pessoa do grupo tenha adquirido o conteúdo adicional, todas possam ter acesso a ele. No entanto, há algumas limitações.

Uma delas é o fato de que apenas o dono do DLC irá ganhar experiência quando estiver jogando nesses mapas exclusivos, porém, de acordo com a Electronic Arts, a experiência conquistada pelos outros ficará guardada. Assim que eles também comprarem o conteúdo, receberão suas conquistas. Para completar, os jogadores convidados não poderão surgir nos mapas com as armas ou veículos exclusivos de expansão, nem acompanhar o progresso das medalhas da DLC.

Claro que, como já é de se esperar, nem todos ficarão contentes com as medidas, porém, é um passo para diminuir a chance da comunidade ficar dividida. A novidade ainda não tem data para ser disponibilizada.