A sonda Maven, da Nasa, realizou com sucesso, uma manobra para desviar de uma colisão com Fobos, uma das duas luas de Marte. A nave já está há dois anos circulando ao redor de Marte, realizando estudos da atmosfera do planeta e sua interação com os ventos solares.

Na última terça-feira (28), a sonda precisou acionar o seu foguete para aumentar a velocidade em 0,4 metros por segundo. Mesmo que a correção não seja tão grande, foi o suficiente para evitar que se chocasse contra o satélite.

A Maven possui uma órbita elíptica ao redor de Marte, e a sua trajetória tem intersecção com a Fobos e ainda outras sondas que circulam ao redor do planeta vermelho.

Na segunda-feira (6), a Nasa percebeu que a Maven iria atingir um determinado ponto de sua órbita com apenas 7 segundos de diferença de Fobos, com isso, as chances de uma colisão eram realmente grandes.

Essa foi a primeira manobra feita para evitar a colisão da Maven com Fobos. Por ter bastante conhecimento sobre as órbitas dos dois, a Nasa consegue prever com antecedência o risco de uma colisão, e assim, iniciar o processo de afastamento.