Doodle do Google homenageia exoplanetas descoberto pela NASA

Os exoplanetas são planetas que orbitam em uma estrela que não seja o Sol, assim sendo, não integram o sistema de estrelas que não o solar.

Por | @oficinadanet Ciência

Na quarta-feira (22), a NASA anunciou a descoberta de sete exoplanetas. Os planetas descobertos formam um novo sistema que gira em torno da estrela TRAPPIST-1. O mais interessante na descoberta é que quatros deles podem ter água líquida, ou seja, contam com condições necessárias para vida.

Doodle do Google homenageia exoplanetas descoberto pela NASA
Doodle do Google faz homenagem aos exoplanetas descobertoss recentemente pela NASA.

Leia também:

O Google, para homenagear a descoberta, lançou um doodle nesta quinta-feira. A animação no buscador mostra o planeta Terra, como um personagem, acompanhado da Lua, olhando através de uma luneta. Em um primeiro momento, nada é encontrado, porém, em seguida, avista um planeta que foi descoberto recentemente e na sequência, outros seis. Após, Terra e Lua comemoram a descoberta.

Sobre a descoberta

Com o auxílio de vários telescópios, tanto na Terra quanto no espaço, os astrônomos observaram a estrela TRAPPIST-1 e registravam sempre que o brilho se alterava. Com isso, a mudança de intensidade da luz colaborou para detectar a quantidade e também tamanho dos planetas.

Doodle do Google homenageia exoplanetas descoberto pela NASA
Exoplanetas descobertos pela NASA.

Os sete planetas descobertos estão a 235 trilhões de milhas de distância. Em termos espaciais, a distância entre nós é relativamente pequena, sendo que uma viagem da Terra até lá levaria dias, e não anos.

A NASA diz que os sete planetas são rochosos e podem ter água em estado líquido, pois a sua temperatura varia de 0° a 100°.

Mais sobre: ciencia doodle google